La educación infantil y la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas supervisadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13804

Palabras clave:

Educación Infantil, Relaciones étnico-raciales, Pasantía supervisada

Resumen

El objetivo es investigar cómo se aborda la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas en Educación Infantil. Se trata de una investigación documental e indica la necesidad de incluir temas en la formación de docentes para una Educación Infantil antirracista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação(UFAL), Graduada em Pedagogia (UFAL). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi bolsista PIBIC com a temática: Registro reflexivo na formação inicial para a docência na Educação Infantil: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado(2017-2019) e é estudante/membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI/CNPq) - CEDU/UFAL.

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação - Curso de PedagogiaGEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Fundamentos e Práticas da Educação Infantil. Pedagogo (UNESP), Mestre em Educação (USP), Doutor em Educação (UFAL).

Fábio Hoffmann Pereira , Universidade Federal de Alagoas

Professor na área de Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Pedagogia (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/UFAL).

Ellen de Lima Souza, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras.

Rose Mística da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação (UFAL), Graduada em Pedagogia (UFAL). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi Bolsos PIBIC com a temática: Registro reflexivo na formação inicial para a docência na Educação Infantil: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado(2017-2019) e é estudante/membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI/ CNPq) - CEDU/UFAL.

Citas

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira angola: Cultura popular e os jogos dos saberes na roda. Tese (Doutorado Em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP,2004.

ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, n. 2, p. 85-97Jul.–Dez. 2011. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/38/20. Acesso em: 05/07/2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos. Estágio na licenciatura em Pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Apresentação - Dossiê Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate (segunda parte): Currículo da Educação Infantil: embates, tensionamentos e proposições. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. iv-xviii, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13720. Acesso em: 5 jul. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Dossiê Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate (primeira parte): Educação infantil e currículos: desafios, problematizações e propostas no tempo presente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. i-xv, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33pi-xv. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13203. Acesso em: 29 maio. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; MILLER, Stela. Universidade e escola em parceria: uma proposta de projeto para o desenvolvimento do estágio supervisionado destinado à formação do professor de educação infantil. Ensino em Re-Vista, [S. l.], 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28016. Acesso em: 5 jul. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos. As crianças pequenas precisam de uma Base Nacional Comum Curricular? À guisa de apresentação. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. i, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16pi. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2830. Acesso em: 5 jul. 2022

BARCELLOS, Daisy. Etnografia, educação e relações raciais. Movimento-revista de educação, n. 12, 18 dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32512. Acesso em: 05/07/2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENCINI. Roberta. Educação não tem cor: a questão racial na escola. Nova Escola, 2004. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor. Acesso em: 05/07/2022.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva. Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer do Conselho Nacional de Educação - Câmara Plena (CNE/CP) nº 3, de 10 de março de 2004. Institui as

BRASIL. Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 05/07/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02/06/2022.

BRASIL. Mistério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wpcontent/uploads/2019/05/candau.pdf.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do Silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 05/07/2022.

FIAD, Raquel Salek; SILVA, Lilian Lopes Martins. Escrita na formação docente: relatos de estágio. Acta Scientiarum. Languagem and Culture (online), v.31, p. 123-131, 2009. Disponível em: https://doaj.org/article/d3ea8aecf23f42249015c3f0188e426d. Acesso em: 05/07/2022.

FRANCO, Nanci Helena Rebouças; FERREIRA, Fernando Ilídio da Silva. Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma luta contra o ruído do silêncio. Revista Zero-a-Seis. v.19. n.36, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p252. Acesso em: 05/07/2022.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05/07/2022.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 05/07/2022.

MACEIÓ. Secretaria Municipal de Educação. Orientações curriculares para a educação Infantil da rede municipal de Maceió. Maceió: EDUFAL, 2015.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 79 [Acessado 5 Julho 2022] , pp. 15-38. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300003. Epub 20 Ago 2002. ISSN 1678-4626.

MOREIRA. Antônio Flavio Barbosa; CÂMARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In. MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Racismo da desigualdade à intolerância. São Paulo em Perspectiva. 4(2), abril/junho 1990, pp. 51-54. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v04n02/v04n02_09.pdf. Acesso em: 05/07/2022.

NOVAES, Ana Rita Moura; FAUSTINO, Jeane da Paz. Contos Africanos. Maceió: CEDU/UFAL, 2013.

NUNES, Míghian Danae Ferraira. Educação antirracista para crianças pequenas: ideias para começar um novo mundo. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 58-76, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79002. Acesso em: 05/07/2022.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista [online]. 2010, v. 26, n. 1 [Acessado 5 julho 2022], pp. 15-40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. Epub 21 maio 2010. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre a organização curricular da Educação Infantil: conversas com professoras a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Zero a Seis. v. 19, n. 35 p. 46 – 68, jan-jun 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n35p46. Acesso em: 05/07/2022.

PEREIRA, Fábio Hoffmann. Campos de Experiência e a BNCC: Um olhar crítico. Zero a Seis, v. 22, n. 41, p. 73-89, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p73. Acesso em: 05/07/2022.

PINTO, Ana Lúcia Guedes.; FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Professoras e estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender. Pro-Posições, v. 12, n. 2-3, p.141-151, jul./nov. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001. Acesso em: 05/07/2022.

SÁ- SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 5 jul. 2022.

SANTOS, Vivian Maria dos. Notas desobedientes: decolonialidade e a contribuição para a crítica feminista à ciência. Psicologia & Sociedade [online]. 2018, v. 30 [Acessado 5 Julho 2022], e200112. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30200112 . Epub 03 Dez 2018. ISSN 1807-0310.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOUZA, Ellen; NOGUEIRA, Sidnei. Giramos e assim nos educamos: com Exu transformamos erros em acertos! SOUZA, Ellen; NOGUEIRA, Sidnei; TEBET, Gabriela. Giro epistemológico para uma educação antirracista. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

TRINDADE. Azoilda Loretto da. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da, SANTOS, Rafael dos. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3 ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

UFAL. Centro de Educação. Projeto pedagógico de curso: Pedagogia. Maceió: UFAL/Cedu, 2006.

UFAL. Centro de Educação. Projeto pedagógico de curso: Pedagogia. Maceió: UFAL/Cedu, 2019.

VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Cultura e Educação nas Alagoas: História / Histórias. 3ª edição. Maceió: Edufal, 2001.

Publicado

2023-03-25

Cómo citar

BARROS, Alyssandra Fabrícia Ferreira; ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA , Fábio Hoffmann; SOUZA, Ellen de Lima; FERREIRA, Rose Mística da Silva. La educación infantil y la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas supervisadas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e13804, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13804. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13804. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.