Políticas para la formación de profesores
avances y retrocesos en los Planes Estatales de Educación de Rio Grande do Sul y de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941Palabras clave:
Planes estatales de educación, Formación de profesores, Concepción formativaResumen
Delante de las últimas reformas en la formación de profesores, problematizamos: ¿en qué medida y bajo cuales condiciones la formación inicial y continuada de profesores prevista en el PNE está siendo desarrollada y como el PEE/RS y PEE/SC están atingiendo sus metas? La investigación es cualitativa, exploratoria, documental, con análisis comparada. En síntesis, concluimos que es preciso avanzar para atingir las metas, así como repensar intencionalidades de las políticas de formación de profesores, a fin de superar el reduccionismo neotecnicista presente en las actuales directrices nacionales de formación de profesores.
Descargas
Citas
BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro...retrocessos na atual política de formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2014). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.
ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Florianópolis, 2015.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 14.705, de 25 de junho de 2015. Porto Alegre, 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01, de 18 de Fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 8-12, 02 jul. 2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico do estado do Rio Grande do Sul: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2022.
CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. O gerencialismo empresarial na escola pública: eficácia ou proselitismo? Educativa, Goiânia, v.24, p.1-20, 2021. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8702/5357
DOURADO, Luiz. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.
DOURADO, Luiz; SIQUEIRA, Romilson. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva. Textura. v. 24 n. 59 p. 55-77 jul./set. 2022
FÁVERO, Altair A; PAGLIARIN, Lidiane Puiati; TREVISOL, Marcio G. Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Perspectiva, Florianópolis, 38, n. 1–p. 01–18, jan./mar.2020.
FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TONIETO, Carina. A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e74384, p.1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74384/42512
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. Eficácia ou proselitismo? a escola sob os ditames do gerencialismo empresarial. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. (org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p. 27–40.
FREITAS, Helena Costa Lopes. 30 anos de Constituição: Avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
PINHEIRO, Ana Paula; FÁVERO, Altair Alberto. Um olhar reflexivo sobre a Base Nacional Comum de Formação-BNC-Formação. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-20, e-20828.069, 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).