Trayectorias y acciones educativas en las universidades públicas del Norte de Brasil

discutiendo la inclusión de estudiantes con discapacidad

Autores/as

  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Joseane de Lima Martins Universidade Federal do Acre
  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899

Palabras clave:

Educación universitária, Inclusión, Estudiantes con Discapacidades, Núcleos de Accesibilidad

Resumen

El estudio analisa la inclusión educativa y las singularidades de la cultura, las políticas y las prácticas desencadenadas em la educación superior. La reflexión sobre las trayectorias y acciones creadas em las seis universidades públicas del norte de Brasil fue traída a partir de las políticas que desencadenaron la inclusión de estudiantes com discapaciadad em las instituciones. Se señala que incluso frente a los problemas presupuestarios y la escassez de profisionales, el seguimento de los Núcleos de Accesibilidad y las acciones de atención estudantil son condiciones sine qua non para que los estudiantes com discapacidad permanezcan em las instituciones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANACHE, A. A.; CAVALCANTE, L. D. Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior. Psicologia Escolar e Educacional, Número Especial, p.115-125, 2018.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro, Edições 70.

BENTO, M. A. da S.; COELHO, W. N. B.; COELHO, M. C.; FERNANDES, D. M.P. A Educação na Região Norte: Apontamentos Iniciais. Amazônia Revista de Antropol. (online) 5 (1):140-175, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/1302. Acesso em: 10 mai. 2023.

BORGES, M.L; MARTINS, M.H; LÚCIO-VILLEGAS, E. Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, vol. 30, núm. 2, pp. 7-31, 2017. https://www.redalyc.org/journal/374/37453714002/html/. Acesso em: 22 nov.2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEE. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 set 2023.

BRASIL, Programa Incluir: acessibilidade na Educação Superior. Edital nº 3, de 26 de abril de 2007. Brasília: MEC/SEESP/SESU. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/incluir_acessibilidade.pdf. Acesso em: 20 set 2023.

BRASIL. Constituição Federal: República Federativa do Brasil.1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. .Acesso em: 19 set. 2023.

BRASIL. Decreto Nº 7.611/2011.Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 25 ago. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.296, 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 20 set 2023.

BRASIL. Decreto nº. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil —PNAES. Disponível: http://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em 29 ago. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília: Inep, 2022. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas. . Acesso em 11 nov de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília-DF, 7 jul. 2015, Seção 1, Página 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 set 2023.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Presidência da República. Brasília, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm. Acesso em 25 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); LDB (1996); Lei Darcy Ribeiro. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 23 dez. 1996a, Seção 1, Página 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEE, 2008c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

CARMO, L. S; PRADO, R. R; BARROS; T. N. C. A. Possibilidades para inclusão e

Acessibilidade de uma pessoa cega no Curso de Nutrição da UFPA. Anais do VIII

Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/proceedings/100051/_papers/90563/download/abstract_file1. Acesso em: 09 mai. 2022.

CASTRO, S. F. Ingresso e Permanência de alunos com deficiência em Universidades Públicas Brasileiras. 278 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, 2011.

CURY, C. R.J Políticas Inclusivas e Compensatórias na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005b.

CURY, C. R.J. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/2002.

DAMASCENO, A. R. Políticas Públicas de Educação Inclusiva e o Público-Alvo da Educação Especial no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas [Experiências inclusivas nas Universidades Federais do Rio de Janeiro (RJ).233 f. Relatório de Estágio Pós-doutoral Linha de pesquisa - Educação: Diversidade, diferença e desigualdade social. Universidade Federal do Paraná, 2019.

DINIZ D, SANTOS W. Deficiência e Direitos Humanos: desafios e respostas à discriminação. In: Diniz D, Santos W, organizadores. Deficiência e Discriminação. Brasília: Letras Livres, EdUnB; 2010.

ESTÁCIO, M. A. F., & ALMEIDA, D. A. R. (2016). Pessoas com deficiência no ensino superior. Journal of Research in Special Educational Needs, 16, 836-840. https://doi.org/10.1111/1471-3802. 12223. Acesso em: 21 nov. 2023.

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15-educação especial da ANPED. Revista brasileira de educação especial, v. 17, p. 105-124, 2011.

Gil. A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

HARDMAN, F. F. “Euclides, a Amazônia e o infinito, pp. 23-80”. In: HARDMAN, F. F. A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

KAUARK, F. S., MANHÃES, F. C., & MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Itabuna, Bahia: Via Litterarum. 2010. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/livrodemetodologiadapesquisa2010_011120181549.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

LACERDA, C. B. F.; GURGEL, T. M. A. Perfil de tradutores-intérpretes de Libras (TILS) que atuam no ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 3, p. 481-496, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/vgRJr46ZgrCmcRM5wS74ktF/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

MOREIRA, L. C. Políticas inclusivas no ensino superior: da implantação à concretização. In: NAUJORKS, M. I. e PIECZKOWSKI, T. M. (Orgs.) Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó. Argos, 2013. p.62-78.

MOREIRA, L. C.; BOLSANELLO, M. A.; SEGER, R.G. Ingresso e Permanência na Universidade: alunos com deficiência em foco. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 125-143, jul./set. 2011. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RmyQMDhnxLSdSfMw7n6WjzH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set 2023.

MOREIRA, L. C.; FERNANDES, S.; DAMASCENO, A. R. Inclusão nas universidades federais: desafios e perspectivas dos núcleos de acessibilidade para além da pandemia: Inclusión en universidades federales: desafíos y perspectivas para los centros de accesibilidad más allá de la pandemia. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4661. Acesso em: 11 nov. 2023.

OLIVEIRA, C. Justiça e Equidade em John Rawls. Cadernos de Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 27, p. 114-128, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/114379/112240. Acesso em: 13 set. 2023.

OLIVEIRA, M. S.; RODRIGUES, L. F.F. A criação no Ensino Superior: uma experiência em debate. Revista de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNiFAP, Macapá, n. 4, p. 17-28, dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/406. Acesso em: 10 mai. 2021.

OLIVEIRA, M. A.S; MAGALHÃES, R. C.B.P. Inclusão na Educação Superior: O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Ufac. Revista Amazônida. v. 4, n. 2 l 2019 . Disponível em: file:///C:/Users/bia17/Downloads/fgarcia,+INCLUS%C3%83O+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+SUPERIOR+-+O+N%C3%9ACLEO+DE+ACESSIBILIDADE+E+INCLUS%C3%83O+DA+UFAC.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: Acesso em: 13 set. 2023.

RABELO, L.C.; Políticas de Inclusão e Acessibilidade nas Universidades: Reflexões sobre as bases legais e trajetória do NAIA/UNIFESSPA. In: SÁ, A.C.M.; DALLA DÉA, V.H.S. (org). Acessibilidade e Inclusão no ensino superior: Reflexões e ações em universidades brasileiras [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. Disponível: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/6/index.html. Acesso em: 10 set. 2023.

REBELO, A.S.; KASSAR, M. de C.M. Implantação de programas de educação inclusiva em um município brasileiro: garantia de efetivação do processo ensino aprendizagem. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n. 78. Ago. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275031898086.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.

SARAIVA, L. L. O. O Núcleo de Acessibilidade e o Atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Universidades Federais do Nordeste Brasileiro. 192 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

STROPARO, E. M. Políticas Públicas de Inclusão e Indicadores de Acessibilidade: uma Análise nas Bibliotecas Universitária. 332f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Paraná, 2018.

SOUZA, T. L. V. de; FERREIRA, M.A. M; ARAÚJO, J.M de; Pessoas com deficiência: percepção sobre acessibilidade em uma universidade pública no estado do Amazonas. Revista Educação Especial, v.35, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/70863. Acesso em: 21 nov 2023.

SOUZA, Q. R; REIS, E.S; ROCHA, T.E.C; MOTA, O.M; ELER, R.R.S; FRANÇA, S.S Inclusão na Universidade Federal de Rondônia/Brasil: Análise acerca da percepção de gestores X aluno. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.5, p. 25506-25520 mai. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9712/8603. Acesso em: 20 nov. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SOUZA, J.A; REIS, A.S; RABELO, L.C.C; SANTOS, L.C.G. A importância do aluno Apoiador no processo de Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/591/208. Acesso em: 20 nov. 2023.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE). (1994).

UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de Ação Para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Brasília, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE). (1990).

Publicado

2024-03-15

Cómo citar

MOREIRA, Laura Ceretta; MARTINS, Joseane de Lima; COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira. Trayectorias y acciones educativas en las universidades públicas del Norte de Brasil: discutiendo la inclusión de estudiantes con discapacidad. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16899, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16899. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

Artículos similares

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.