ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p125Palabras clave:
Políticas públicas. Educação do campo. Juventude rural.Resumen
O presente artigo apresenta uma investigação que visou analisar a relação entre uma escola rural e o processo de desenraizamento social na região do semiárido de Alagoas. Objetivamos contribuir no debate sobre a Educação do Campo, procurando compreender que não deva ser pensada distanciada da Educação Urbana, e que a dicotomia urbano-rural explicita em equívocos no sistema de escolarização dos jovens do campo. A abordagem parte da questão da materialidade da Educação do Campo como alternativa contra ideológica para uma mudança qualitativa na perspectiva educacional para a juventude rural. Para qualificar a base empírica, foram aplicados 80 questionários semiestruturados e submetidos à percepção de jovens estudantes residentes do povoado São Félix em Santana do Ipanema; o anonimato de todos foi preservado. Detectamos que a política da Educação do Campo no Estado de Alagoas não ocupa espaço pedagógico na escola rural do Médio Sertão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).