Os desafios dos gestores na Escola Estadual de Tempo Integral no Município de São Raimundo Nonato/PI
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p71-88Palabras clave:
Política educacional. Educação em Tempo Integral. Gestores Escolares.Resumen
A pesquisa teve como objetivo apresentar os desafios dos gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico) na escola estadual de tempo integral no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa o estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes. Os principais resultados apontaram que: a) a estrutura da escola ainda não está nos parâmetros ideais para o atendimento de estudantes à escola em tempo integral; b) Os professores que trabalham na escola têm formação específica em sua área, favorecendo o processo pedagógico na relação ensino e aprendizagem; c) há um pequeno número de estudantes que não se adaptam à realidade da escola em tempo integral e acabam desistindo; e, por fim, d) são necessários maiores investimentos financeiros, por parte do Estado, para a concretização da escola em tempo integral, a qual possa cumprir todas as suas especificidades.
Descargas
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como Política Pública. Campinas: Autores Associados, 2004.
BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? o papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014: Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.
CASASSUS, Juan. Tarefas da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na escola pública. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007.
DAVIS, Cláudia; GROSBAUM, Marta Wolak. Sucesso de todos, compromisso da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HORA, Dinair Leal da.Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus, 1994.
LECLERC, Gesuína de Fátima Elias; MOLL, Jaqueline. Educação integral em jornadadiária ampliada: universalidade eobrigatoriedade?Revista Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 88, p. 17-49, jul./dez. 2012.
MARTINS, Clélia. O que é Política Educacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MENEZES, Janaína Specht da Silva; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Ampliação da jornada escolar emmunicípios brasileiros: políticas epráticas. Revista Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 88, p. 53-68, jul./dez. 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PENIN, Sônia T. Sousa; VIEIRA, Sofia Lerche. Refletindo sobre a função social da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SILVA, Givanildo da. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como mecanismo de descentralização financeira, participação e autonomia na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. 136 p.
SOUSA, José Vieira; CORRÊA, Juliane. Projeto pedagógico: a autonomia construída no cotidiano da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOUZA, Lanara Guimarães de. Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública. In: LORDÊLO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia (Orgs.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.
TEIXEIRA, Célia Regina; ANAYA, Viviani. Educação Integral: bases iniciais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
WITTMAN, Lauro Carlos; KLIPPEL, Sandra Regina. A prática da gestão escolar democrática no ambiente escolar. Curitiba: Ibpex, 2010.
YIN, Roberto K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell; revisão: Cláudio Damacena. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).