Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139

Palabras clave:

Aprendizagem invertida, Gamificação, Matemática

Resumen

Este artigo apresenta duas metodologias: (i) a aprendizagem invertida e (ii) a gamificação, implementadas nas aulas de Matemática, nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, numa escola pública do norte de Portugal, durante os anos letivos de 2016/2017 e de 2017/2018, no âmbito da iniciativa CLIL (Content and Language Integrated Learning), que consiste no ensino bilingue das disciplinas. Pretende-se analisar o contributo destas metodologias, aliado à integração de ferramentas educativas digitais, na motivação dos alunos e na promoção de aprendizagens mais ativas. Procede-se ao enquadramento teórico subjacente às metodologias adotadas. Descrevem-se os procedimentos utilizados e apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Guimarães, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Licenciada em Matemática. Doutorada em Ciências da Educação. 

Membro do LabTE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Embaixadora eTwinning.

Idalina Lourido Santos, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Licenciada em Matemática. Doutorada em Ciências da Educação. Membro do LabTE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ana Amélia Amorim Carvalho, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Professora Catedrática em Ciências da Educação. Área de Tecnologia Educativa. Coordenadora do LabTE na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Organizadora do congresso internacional Jogos e Mobile Learning. 

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

GUIMARÃES, Daniela; SANTOS, Idalina Lourido; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 121–139, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5306. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.