Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139

Mots-clés :

Aprendizagem invertida, Gamificação, Matemática

Résumé

Este artigo apresenta duas metodologias: (i) a aprendizagem invertida e (ii) a gamificação, implementadas nas aulas de Matemática, nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, numa escola pública do norte de Portugal, durante os anos letivos de 2016/2017 e de 2017/2018, no âmbito da iniciativa CLIL (Content and Language Integrated Learning), que consiste no ensino bilingue das disciplinas. Pretende-se analisar o contributo destas metodologias, aliado à integração de ferramentas educativas digitais, na motivação dos alunos e na promoção de aprendizagens mais ativas. Procede-se ao enquadramento teórico subjacente às metodologias adotadas. Descrevem-se os procedimentos utilizados e apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniela Guimarães, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Licenciada em Matemática. Doutorada em Ciências da Educação. 

Membro do LabTE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Embaixadora eTwinning.

Idalina Lourido Santos, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Licenciada em Matemática. Doutorada em Ciências da Educação. Membro do LabTE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ana Amélia Amorim Carvalho, Universidade de Coimbra (UC – Portugal)

Professora Catedrática em Ciências da Educação. Área de Tecnologia Educativa. Coordenadora do LabTE na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Organizadora do congresso internacional Jogos e Mobile Learning. 

Téléchargements

Publié-e

2018-12-21

Comment citer

GUIMARÃES, Daniela; SANTOS, Idalina Lourido; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 121–139, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5306. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.