A formação docente afrocentrada da UNILAB: o saber docente ancestral no ensino de didática nos países da integração

Autores/as

  • Rebeca de Alcântara e Silva Meijer Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p598-611

Palabras clave:

didática, ensino, UNILAB

Resumen

Como integrante da comissão de elaboração do primeiro projeto político pedagógico do curso de pedagogia, respondi pela proposição da componente curricular Didática nos Países da Integração,  obrigatória para os cursos de licenciatura da UNILAB. Após alguns anos de experiência com o seu ensino, interessa-me fazer algumas reflexões sobre seu desenvolvimento, desafios e possibilidades no âmbito da perspectiva afrocêntrica do curso de pedagogia.  Em destaque abordo a concepção de saberes docents ancestrais que venho propondo, resultado da valorização dos saberes dos antepassados afro-brasileiros e africanos presentes na formação cultural dos discentes  de didática nos países da integração da Unilab

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Biografía del autor/a

Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professora adjunto III do instituto de humanidade da UNILAB. pesquisadora e professora da área da educação com foco na teoria do ensino e na educação para as relações etnico-raciais.

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UNILAB. Projeto político pedagógico do curso de pedagogia. 2014.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

MEIJER, Rebeca de Alcântara e Silva. A formação docente afrocentrada da UNILAB: o saber docente ancestral no ensino de didática nos países da integração. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 598–611, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p598-611. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6217. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais"

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