A biodiversidade nas pesquisas em Educação Ambiental

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p29-50

Palabras clave:

Educação ambiental. Biodiversidade. Estado da Arte.

Resumen

O objetivo deste estudo é identificar as principais características da produção acadêmica das teses e dissertações disponíveis nas bases de dados EArte e CAPES, relacionadas à educação ambiental e com foco em biodiversidade, realizadas entre 1998 até 2017. Foram selecionados e analisados 38 trabalhos, tendo como base a perspectiva metodológica qualitativa. A investigação foi apoiada em seis categorias que consideraram aspectos técnicos e categorias pautadas na conceituação de biodiversidade. Após a análise dos dados, foi possível observar que a maioria dos trabalhos foram realizados em instituições de ensino públicas e visaram aspectos como o levantamento de concepções sobre a biodiversidade; a construção de conhecimentos conceituais, bem como valores e atitudes voltados à preservação e a problemática socioambiental. Ainda assim, foi identificada a carência de trabalhos que abordem a biodiversidade de forma mais integrativa, considerando as dimensões funcional, genética e filogenética. Tendo como base os resultados aqui obtidos, destacamos a necessidade de que estudos posteriores contemplem uma visão da biodiversidade mais relacional e integrada; superando perspectivas específicas e fragmentadas sobre o tema. 

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Biografía del autor/a

Ester Aparecida Ely Almeida, Centro de Ensino do Instituto Butantan

Analista do Centro de Ensnio do Instituto Butantan; Ms em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática

Anne Caroline de Freitas, Universidade de São Paulo (USP)

Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

Cleusa Cavalcante Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo; Educação Ambiental

Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto;  Ensino de Biologia

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Coordenação da Graduação em Biologia; Ciências Naturais e Humanas

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

ALMEIDA, Ester Aparecida Ely; FREITAS, Anne Caroline de; CAVALCANTE SANTOS, Cleusa; LOURO FERREIRA SILVA, Rosana; MOTOKANE, Marcelo Tadeu; FRANZOLIN, Fernanda. A biodiversidade nas pesquisas em Educação Ambiental. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 29–50, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p29-50. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7054. Acesso em: 12 ago. 2024.

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