A relação entre educação e produção na concepção de Antonio Gramsci

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p60-79

Palabras clave:

Antonio Gramsci. Produção. Trabalho e Educação.

Resumen

O objetivo do artigo é investigar a maneira pela qual Antonio Gramsci – revolucionário e intelectual - tratou a relação entre trabalho e educação no decorrer de sua trajetória. Trata-se de uma análise que visa percorrer a construção teórica e conceitual do autor, de modo a captar os pressupostos a partir dos quais ele empreendeu sua concepção de educação. O estudo teve como base principal a leitura das anotações sobre o tema nos Cadernos do Cárcere, cotejando-a com alguns de seus estudiosos. O estudo conclui que na relação entre trabalho e educação estabelecida por Gransci prevalece, no fundamental, uma visão historicista, na medida em que atribui à concepção do mundo das classes exploradas uma função “civilizadora”. O estudo conclui também que tal visão acaba por influenciar um conjunto de pesquisas da área de trabalho e educação no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Análise crítica da teoria marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

BUTIGIEG, Joseph A. Educação e hegemonia. In: COUTINHO, Carlos Nelson e TEIXEIRA, Andréa de Paula (orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade (39-49). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et alii. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador (13-26). São Paulo: Cortez, 1995.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In: GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno (375-413). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Introdução à filosofia da práxis. Lisboa: Edições Antídoto, 1978.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

LENIN, V. I. Obras Completas. Prefacio a la segunda edicion de El Desarrollo del capitalismo en Rusia. Moscú: Progresso, v. 3, 1981.

MANACORDA, Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegra: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1990.

MARX, Karl. Prefácio à Contribuição à crítica da economia política. In: MARX Karl e ENGELS Friedrich. Textos, volume 3, São Paulo: Edições Sociais, 1977, p. 300-303.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular LTDA, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação; curvatura da vara; onze teses sobre educação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1983 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 5).

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde. V. I, n. I (2002), Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2002.

Publicado

2020-06-22

Cómo citar

HANDFAS, Anita. A relação entre educação e produção na concepção de Antonio Gramsci. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 60–79, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p60-79. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7349. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.