A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82Palabras clave:
Ensino de Física, Educação Básica, Uso do Livro Didático, PNLD.Resumen
Nas escolas, o livro didático (LD) ocupa importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Para que as instituições escolares recebam os livros, os professores devem selecioná-los de acordo com as obras aprovadas pelo Ministério da Educação e indicadas no Guia do Livro Didático. Considerando a atribuição docente nesse processo, buscou-se identificar e analisar os fatores considerados por um grupo de professores de Física de uma instituição federal de ensino no processo de escolha do LD e sua utilização em sala de aula. Dezessete docentes participaram da pesquisa respondendo a um questionário enviado eletronicamente. O questionário possuía questões que visavam conhecer o perfil dos professores e informações a respeito do conhecimento docente sobre o Programa Nacional do Livro Didático, o uso do LD e fatores utilizados na seleção das coleções didáticas e sobre a abordagem. Os resultados indicam a adoção de critérios de escolha que levam em conta o tipo de abordagem e as atividades propostas nos LDs, e a manutenção de uma tradição no uso de LDs de Física baseada na resolução de exercícios.Descargas
Citas
BRASIL. Guia de Livros Didáticos 2005: caderno de apresentação. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=9850:guia-pnld-2005-apresentacao>. Acesso em: 25 jan. 2018.
______. Física: catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM/2009. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=7573:pnlem-2009-fisica>. Acesso em: 11 set. 2017.
______. Decreto n° 9.099, de 18 de junho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, 2017a.
______. Guia de Livros Didáticos PNLD 2018: Física. Brasília, 2017b. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/index.html>. Acesso em: 22 ago. 2017.
CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático Inovador e Professores: uma tensão a ser vencida. Revista Ensaio, v. 7, n. 2, p. 101-113, 2005.
CASCONE, O. B. Organização do Ensino e Aprendizagem Conceitual: possibilidades formativas no livro didático. 2009, 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2009.
COLOMBO, T. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Análise dos Conteúdos sobre Animais Peçonhentos em Livros Didáticos de Ensino de Ciências. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 8, n. 2, p. 153-169, jul/dez. 2008.
FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O Livro Didático em Questão. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. 159 p.
GARCIA, N. M. D. Livro Didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, n. 44, p. 145-163, 2012.
GARCIA, P. S.; BIZZO, N. A Pesquisa em Livros Didáticos de Ciências e as Inovações no Ensino. Educação em Foco, v. 13, n. 15, p. 13-35, 2010
GARCIA, T. M. F. B. Relações de Professores e Alunos com os Livros Didáticos de Física. XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2009, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2009. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0724-2.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
GARCIA, T. M. F. B.; GARCIA, N. M. D.; PIVOVAR, L. E. O uso do Livro Didático de Física: estudo sobre as relações dos professores com as orientações metodológicas. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p1099.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017.
LIMA, M. E. C. C.; SILVA, P. S. Critérios que Professores de Química Apontam como Orientadores da Escolha do Livro Didático. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 320 p.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
PIMENTEL, J. R. Livros Didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15, n, 3, p. 308-318, 2006.
REIS, W. F.; MARTINS, M. I. Estudo Comparativo entre as Atividades Experimentais em Coleções de Física Coincidentes Recomendadas nas Edições 2012 e 2015 do PNLD. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 462-476, 2016.
ROSA, M. D. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os Livros Didáticos de Ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 132-149, 2017a.
______. O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Contexto e Educação, ano 32, n. 103, p. 55-86, 2017b.
SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Contexto e Educação, ano 21, n. 76, p. 201-222, 2006.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. Livros didáticos em publicações na área de ensino: contribuições para análise e escolha. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 23-41, 2017.
SGNAULIN, I. M. Seleção e Uso de Livro Didático de Ciências por Professores Iniciantes e Experientes, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2012, 146 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, 2012.
SILVA, R. M.; ALVES, M. F. S. Análise de Conteúdo da Física Moderna e Contemporânea Presente nos Livros Didáticos do PNLD 2012-2014 e 2015-2017. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 5., 2016, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2016. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsne/anais. Acesso em: 20 set. 2017.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação e Formação Profissional. Tradução Francisco Pereira. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).