Formação e trabalho do preceptor no Ensino e na Saúde: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p83-96

Palabras clave:

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, PRECEPTOR, EDUCAÇÃO PERMANENTE

Resumen

O objetivo é revisar estudos sobre a formação e o trabalho do preceptor, identificar seus conceitos e aplicar o conhecimento gerado à pesquisa acadêmica e à prática dos revisores. Através de Revisão Integrativa de Literatura foram selecionados artigos disponíveis dos últimos cinco anos, nas bases de dados virtuais bibliográficas LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO. Obteve-se um resultado de oito artigos, surgindo os principais eixos temáticos para a discussão: Formação e trabalho do preceptor; A preceptoria na perspectiva da interdisciplinaridade e da integralidade e A educação permanente como estratégia para o exercício da preceptoria. Os estudos convergem para a importância e o reconhecimento dos preceptores e enfatizam o seu perfil prático, porém não descolado de uma formação pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Garcia Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003). Atualmente é assistente social do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Nesse, desenvolve também a atividade de Preceptora de Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente Interdisciplinar para o SUS (EEAAC/UFF).

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993) e mestrado (2001) e doutorado (2008) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, atenção farmacêutica, assistência farmacêutica e ensino na saúde Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (SC) no período 2008-2009

Citas

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8ª ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2002.

BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005a. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 01 jul. 2005. Seção I, p. 1.

BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 2.117, de 3 de novembro de 2005b. Institui a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 04 nov. 2005. Seção 1, p. 112.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente e pólos de educação permanente em saúde. Brasília (DF): MS, 2004.

BRASIL. Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 abr. 2012. Seção I, p. 24-25.

CARLSON, E.; BENGTSSON, M. Perceptions of preceptorship in clinical practice after completion of a continuous professional development course-a qualitative study Part II. BioMed Central Nursing, v. 14, n. 41, 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4521316/>. Acesso: 22 jan. 2019.

CORREA, G. T.; CARBONE, T. R. J.; ROSA, M. F. A. P. et al. Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica. Pro-Posições, v. 26, n. 3, p. 167-184, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n3/0103-7307-pp-26-03-0167.pdf>. Acesso: 22 jan. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 54ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf>. Acesso: 22 jan. 2019.

MIRANDA NETO, M. V.; LEONELLO, V. M.; OLIVEIRA, M. A. C. Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 4, p. 586-593, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/0034-7167-reben-68-04-0586.pdf>. Acesso: 22 jan. 2019.

RIBEIRO, K. R. B.; PRADO, M. L. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n. 1, p. 161-165, 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/43731>. Acesso: 22 jan. 2019.

RODRIGUES, A. M. M.; FREITAS, C. H. A.; GUERREIRO, M. G. S. et al. Preceptoria na perspectiva da integralidade: conversando com enfermeiros. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n. 2, p. 106-112, 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/43946>. Acesso: 22 jan. 2019.

RODRIGUES, C. D. S.; WITT, R. R. Competencies for Preceptorship in the Brazilian Health Care System. The Journal of Continuing Education in Nursing, v. 44, n. 11, p. 507-515, 2013.

ROSDOLSKY, R. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: EDUERJ: Contraponto, 2001.

SILVA, C. T.; TERRA, M. G.; CAMPONOGARA, S. et al. Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar: estudo de caso. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n. 2, p. 49-54, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/pt_1983-1447-rgenf-35-03-00049.pdf>. Acesso: 22 jan. 2019.

SILVA, C. T.; TERRA, M. G.; KRUSE, M. H. L. et al. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto & Contexto Enfermagem, v. 25, n. 1, e2760014, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-2760014.pdf>. Acesso: 22 jan. 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102>. Acesso: 22 jan. 2019.

Publicado

2020-04-06

Cómo citar

SOUZA, Maria das Graças Garcia; CORDEIRO, Benedito Carlos. Formação e trabalho do preceptor no Ensino e na Saúde: revisão integrativa. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 83–96, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p83-96. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7548. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.