O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p254-270

Palabras clave:

Primeiros socorros, Emergências, Educação, Saúde escolar

Resumen

O estudo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos servidores públicos em um campus de uma instituição federal de ensino do estado do Rio de Janeiro em primeiros socorros, bem como apontar sua percepção quanto à importância e necessidade desse conhecimento para o trabalho no ambiente escolar. A Pesquisa Exploratória foi utilizada como metodologia, com ênfase em abordagem qualitativa. A importância do conhecimento em primeiros socorros para os participantes foi vinculada aos seguintes motivos: salvar vidas, um ato de responsabilidade e ser exclusivo do profissional de saúde. Os dados apresentados evidenciaram a falta de conhecimento, por parte dos servidores, sobre os primeiros socorros, e que medidas educativas são necessárias para promover a autonomia e o empoderamento das habilidades em primeiros socorros.

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Biografía del autor/a

Jessika Afonso Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (2013).  Mestre em Ensino da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2019). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Brasília (Unb) no ano de 2015. Atualmente é servidora Pública do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no cargo de enfermeira. Tem como área de atuação: Saúde Coletiva; Saúde da Família e Gestão Pública.

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistencia farmacêutica, educação permanente em saude, atenção farmacêutica. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde no período 2008-2009.

Kelly Gomes Messias Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (2007), Pós graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Nova Iguaçu (2010) e Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (2016). Mestranda na Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Pós graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Redentor e Graduanda em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia. Atualmente coordena o Programa de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde em Itaperuna, atua como Professora Especialista no Centro Universitário Redentor e Enfermeira da Frente Nacional de Combate ao Câncer.

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Publicado

2019-12-23

Cómo citar

CASTRO, Jessika Afonso; CORDEIRO, Benedito Carlos; ANDRADE, Kelly Gomes Messias. O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 254–270, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p254-270. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7804. Acesso em: 25 nov. 2024.

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