Reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p19-36

Palabras clave:

Mediação Docente, Situações Multiplicativas, Teoria dos Campos Conceituais

Resumen

Apresenta-se reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas no 5º ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria dos Campos Conceituais. Os dados empíricos foram obtidos por análise documental, observação participante e sessões reflexivas junto a um docente que atua no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís do Maranhão. Constatou-se a carência do trabalho voltado para os aspectos conceituais da multiplicação e da divisão e a proeminência da simbolização em detrimento da conceitualização. As conclusões derivadas desta pesquisa apontam constatações epistemológicas e pragmáticas que podem ajudar os professores a refletir sobre sua prática e o desvelar do raciocínio matemático subjacente às operações aritméticas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UECE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado na Université du Québec à Chicoutimi (Canadá). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lider do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UECE

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará(UECE).Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UECE

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC/CE) – Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

CASTRO, Eliziane Rocha; BARRETO, Marcilia Chagas; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; DO NASCIMENTO, Francisco Jeovane. Reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 19–36, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p19-36. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8762. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.