Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384

Palabras clave:

Neurociências, Ensino, História

Resumen

A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta do Colegiado de Medicina do Campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco.

Membro permanente do PPGFPPI - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Citas

ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses, v. 5, n. 10, p. 555-565, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1933/193325796004.pdf>. Acesso em: 12/02/2017.

ANSARI, Daniel; DE SMEDT, Bert; GRABNER, Roland H. Neuroeducation–a critical overview of an emerging field. Neuroethics, v. 5, n. 2, p. 105-117, 2012. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s12152-011-9119-3>. Acesso em> 07/10/2019.

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. São Paulo: Artmed, 2008. 896 p.

COCH, Donna; ANSARI, Daniel. Thinking about mechanisms is crucial to connecting neuroscience and education. cortex, v. 45, n. 4, p. 546-547, 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18649878>. Acesso em: 12/06/2018.

CUNHA, Kátia Machinez; SHOLL‐FRANCO, Alfred. Cognition and logic: adaptation and application of inclusive teaching materials for hands‐on workshops. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 696-700, 2016. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12203>. Acesso em 07/10/2019.

DE JESUS OLIVEIRA, Bruna; DE SANTICS PIRES, Lígia Maria Lorenzetti; COSTA, Cleberson Franclin Tavares. UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT, v. 5, n. 2, p. 157, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernobiologicas/article/view/6620>. Acesso em 07/10/2019.

DE LIMA, Ricardo Franco. Suportes básicos e neurofisiologia das práticas meditativas. Lisboa – Portugal: O Portal dos Psicólogos, 2005. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0266.pdf>. Acesso em 20/04/2018.

DE OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos, v. 18, n. 1, p. 13-24, 2014. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/1881>. Acesso em: 07/10/2019.

DEVONSHIRE, Ian M.; DOMMETT, Eleanor J. Neuroscience: viable applications in education? The Neuroscientist, v. 16, n. 4, p. 349-356, 2010. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20817916>. Acesso em: 12/06/2018.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. São Paulo: Editora do Brasil, 2009, 143 p.

FLORES, Macyr. Heródoto e a construção da História. Historiæ, v. 1, n. 3, p. 9-16, 2010. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7563/Her%C3%B3doto%20e%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20Hist%C3%B3ria.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12/11/2017.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, 296 p.

GANZ, Jucelia Santos et al. Programa de estimulação cognitiva" ativamente" para o ensino infantil: a cognitive stimulation program for preschool children. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 97, p. 14-25, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/03.pdf>. Acesso em: 03/01/2018.

GOMES, Herica Cambraia; MANRIQUE, Ana Lucia. A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade) como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 75-83, 2015. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036>. Acesso em: 15/02/2018.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: A importância de perceber as diferenças. Debates em Educação, v. 6, n. 12, p. 93, 2014. Disponível em: <http://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/759>. Acesso em 07/10/2019.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEROY, Fernanda Storck; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado. PUC-MINAS: Revista ABAKÓS, Instituto de Ciências Exatas e Informática, 2015, 17 p. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/P.2316-9451.2015v4n1p34/8777>. Acesso em: 18/09/2016.

HELENE, André Frazão; XAVIER, Gilberto Fernando. A construção da atenção a partir da memória Building attention from memory. Rev Bras Psiquiatr, v. 25, n. Supl II, p. 12-20, 2003. Disponível em:< http://www.ib.usp.br/~afh/building%20attention%20from%20memory.pdf>. Acesso em: 22/09/2016.

HOOK, Cayce J.; FARAH, Martha J. Neuroscience for educators: what are they seeking, and what are they finding?. Neuroethics, v. 6, n. 2, p. 331-341, 2013. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s12152-012-9159-3>. Acesso em 12/06/2018.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01881999000200006&script=sci_arttext>. Acesso em 07/10/2019.

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, v. 15, n. 1, p. 40-49, 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163>. Acesso em: 12/11/2017.

MOTA, Ilka Oliveira; NIZA, Elizeu Gonçalves. A LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ARIQUEMES (RO): UM ESTUDO DISCURSIVO. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 11, n. 2, p. 23-51, 2019. Disponível em: <https://www.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3027>. Acesso em: 07/10/2019.

OLIVEIRA, T.M.V. de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, v. 2, n. 3, p. 01-10, 2001. Disponível em: <https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf>. Acesso em 07/10/2019.

ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez: Ed. da Unicamp: Campinas, 1988. 118 p.

PESSOA, Luiz; KASTNER, Sabine; UNGERLEIDER, Leslie G. Neuroimaging studies of attention: from modulation of sensory processing to top-down control. Journal of Neuroscience, v. 23, n. 10, p. 3990-3998, 2003. Disponível em: <http://www.jneurosci.org/content/23/10/3990>. Acesso em: 24/09/2017.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. O QUE E COMO ENSINAR: POR UMA HISTÓRIA PRAZEROSA E CONSEQUENTE. In: KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010, 216 p.

RODRIGUES, Pedro FS. Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 4, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32n4/1806-3446-ptp-32-04-e32424.pdf >. Acesso em: 15/05/2018.

SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. M. Métodos de Pesquisa das Relações Sociais. São Paulo – SP: E.P.U, 1976.

THOMAS, Michael SC; ANSARI, Daniel; KNOWLAND, Victoria CP. Annual Research Review: Educational neuroscience: progress and prospects. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 60, n. 4, p. 477-492, 2019. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcpp.12973>. Acesso em: 07/10/2019.

WALDEMAR, J. Ovídio C. et al. Impact of a combined mindfulness and social–emotional learning program on fifth graders in a Brazilian public school setting. Psychology & Neuroscience, v. 9, n. 1, p. 79, 2016. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2016-16351-007>. Acesso em: 07/10/2019.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

COSTA, Osnar da; MATOS, Aparecida Maria Bernardo; CUSATI, Iracema Campos; ANGELO, Rita di Cássia de Oliveira. Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 365–384, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8871. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.