O emoldurar bakhtiniano como proposta de intervenção e reelaboração textual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp205-219

Palabras clave:

Emoldurar. Responsividade. Reelaboração discursiva

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o emolduramento bakhtiniano como proposta de intervenção e reelaboração da discursividade textual. Partindo dos pressupostos da pesquisa-ação de abordagem qualitativa, a construção dos dados se efetivou com a coleta e análise de produções textuais de alunos de uma turma de 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Maceió. Os resultados apontam que emoldurar a palavra outra possibilita um processo contínuo de reelaboração do discurso viabilizando interlocução e novos encadeamentos para a concretização de sentidos outros no texto.

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Biografía del autor/a

Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre e Doutorando em Educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, AL, Brasil.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, AL, Brasil.

Fernanda Rafaella da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, AL, Brasil.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

SANTOS, Wilton Petrus dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; SILVA, Fernanda Rafaella da. O emoldurar bakhtiniano como proposta de intervenção e reelaboração textual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 205–219, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp205-219. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9961. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

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