“Abrir Janelas na Escrita”
oficina estética como estratégia para a formação sensível de docentes
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432Mots-clés :
oficinas estéticas, escrita, formação continuada, professores.Résumé
Este artigo apresenta e analisa as ressonâncias de uma oficina estética de escrita para professoras/es do ensino fundamental I e II em uma escola da rede particular de ensino de Curitiba-PR. A oficina apostou na potência da atividade de escrita inventiva em grupo, através de um exercício de criação poética. Destaca-se a importância de experiências de formação estética de professore/as que promovam encontros com as produções da sensibilidade e imaginação humana, com o fazer criador e inventivo. Conclui-se que as oficinas estéticas surgem como alternativas para uma educação do sensível, frente às práticas que se resumem a repetir técnicas e reproduzir discursos que reiteram uma postura não implicada diante da vida, diante do mundo.
Téléchargements
Références
ALBANO, Ana Angélica. Formação estética. Palestra proferida no EDUCASUL. Florianópolis, 09 ago. 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 2004.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de professores. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar, 2004
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus. (Coleção Ágere), 1991.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.3, pp. 7-16. ISSN 1807-0310.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
KASTRUP, Virgínia. Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na Educação: teoria & prática Porto Alegre, v.13, n.2, jul./dez. 2010.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.
MAHEIRIE, Katia. et al. Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 1, p. 145-154, Jan./Jun. 2007.
MARCHIORI, A. F., TRINDADE, L. H. & MELO, AS. Writing practices in continuing training of teachers that work in childwood education. Research, Society and Development, 9(7), 2020.
MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.
MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.
MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Global Editora, 2016.
MOREIRA, Debora Oliveira. Atitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamental. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
PLASZEWSKI, Helenara; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, Estética e Metamorfoses Pedagógicas. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 25, Dossiê, 2020.
QUEIRÓS, Bartolomeu. Campos. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
QUINTANA, Mario. Os poemas. São Paulo: L&PM 1980.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Arte e desenvolvimento estético na escola. In: PINTO, Angel; SCHLINDWEIN, Luciane Maria e NEITZEL, Adair de Aguiar (orgs.) Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: Editora CRV, 2010.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
ZANELLA, A.V. et al. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v. 06, p. 00-06, 2006.
ZANELLA, Andrea. Vieira. et al. (Org.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: UFSC, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).