Atitudes socioambientais na educação infantil

um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422

Mots-clés :

Educação socioambiental, Educação Infantil, Atitudes Sustentáveis

Résumé

Este trabalho traz resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um CMEI da rede municipal de Recife, tendo como objetivo compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental crítica numa perspectiva atitudinal, rompendo com abordagens naturalísticas. Considera-se a necessidade de práticas educativas socioambientais inovadoras, inseridas desde a infância, fundamentadas em questões socioambientais transformadoras e emancipatórias, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltada para a formação cidadã de atitudes sustentáveis. Nesse sentido, indaga-se: quais as dificuldades e possibilidades de se trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva atitudinal no contexto da Educação Infantil? Trata-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, investigado através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Utiliza-se a triangulação dos dados para a análise dos resultados, estabelecendo um diálogo crítico com a base teórica referenciada no início deste trabalho. Os resultados apontaram para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de refletir criticamente, buscando atingir uma efetiva ruptura com as bases conservadoras que orientam as práticas da educação socioambiental no referido contexto.

 

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Biographie de l'auteur-e

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Educação, metodo e tecnica de ensino.

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Publié-e

2021-09-29

Comment citer

OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de; SILVA, Renata Carvalho da. Atitudes socioambientais na educação infantil: um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 406–422, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12327. Acesso em: 12 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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