EDUCAÇÃO CONTINUADA, QUALIDADE E DIVERSIDADE: UM OLHAR COMPLEXO SOBRE APRENDENTES JOVENS E ADULTOS

Auteurs-es

  • Andréia Cristina da Silva Soares UERJ
  • Jane Paiva UERJ
  • Luciana Bandeira Barcelos UERJ

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p17

Mots-clés :

Educação continuada, Práticas culturais, Educação de Jovens e Adultos.

Résumé

O presente artigo trança concepções e sentidos de educação continuada na sociedade contemporânea, como vertente da educação de jovens e adultos, admitindo-se ser ela reveladora de ações e atos de aprendizagem resultantes de práticas culturais de sujeitos no e com o mundo, por meio das quais jovens e adultos se educam ao longo da vida. A existência de formulações legais no campo da educação de jovens e adultos, pela vertente escolarização, não garantem o direito de todos à educação como direito social, uma conquista histórica antes negada a esses sujeitos. Indaga-se em que espaços essa concepção de educação continuada, consequência e necessidade da vida contemporânea, se efetiva, como se desenvolve e se vem sendo reconhecida como constituinte de modos de ser e de aprender dos sujeitos, em ação nas práticas sociais e culturais. Se práticas culturais educam e promovem processos de aprendizado, podem ressignificar sentidos atribuídos a currículo, nas escolas. Nessas escolas, os currículos, de valor indiscutível e presença relevante na cultura escolar, parecem ter-se afastado das práticas culturais dos sujeitos, o que exige problematizar o que tem sido chamado de qualidade da oferta educativa. Qualidade — tanto em processos de escolarização formal, quanto na perspectiva de aprendizados ao longo da vida, próprios da educação continuada, ampara-se na perspectiva de educação como formação humana, que pressupõe aprendizados de forma continuada, ao longo de toda a vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-07-01

Comment citer

SOARES, Andréia Cristina da Silva; PAIVA, Jane; BARCELOS, Luciana Bandeira. EDUCAÇÃO CONTINUADA, QUALIDADE E DIVERSIDADE: UM OLHAR COMPLEXO SOBRE APRENDENTES JOVENS E ADULTOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 17, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p17. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1328. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.