Trabalho, consciência e linguagem

fundamentos ontológicos para a formação humana de professores na área da Saúde

Auteurs-es

  • Bianca Joana Mattia Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14919

Mots-clés :

Formação docente, Saúde, Fundamentos ontológicos

Résumé

Refletir acerca da concepção ontológica de ser humano e as contribuições para a formação de professores na área da saúde é o objeto desse estudo. O ponto de partida é a formação de professores na área da saúde com vistas ao fortalecimento do SUS.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n. 1133 de 07 de agosto de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União: seção 1E, Brasília, p. 131, 2001c.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório final da 8a Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1986.

BRASIL. Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União: Brasília, 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

DUARTE Newton. A individualidade para si. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 4. ed. São Paulo: Global, 1990.

FIGUEIREDO, Guilherme Assis. A aplicação da didática e dos saberes pedagógicos ao ensino superior. Rev. de Pesquisa e Educação Jurídica, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 18-34. 2018.

FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu), v. 20, n. 1, p. 437-448. 2016.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Marcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. A Teoria do Ensino para o Desenvolvimento Humano e o Planejamento de Ensino. Educativa, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016.

LURIA, Alexander R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: LURIA, Alexander R. Curso de psicologia geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MALANCHEN, Júlia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, Lígia Márcia. Os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 2, n. 2, p. 130-143, dez. 2013

MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna; DANGIÓ, Meire Cristina Santos. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, maio-ago. 2018.

MEZZALIRA, Daniela et al. Humanização na educação médica no Brasil. Research, Society and Ddevelopment, São Paulo, v. 11, n. 1, p. e57711125337. 2022.

PAIM, Jairnilson Silva. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária e revolução passiva no Brasil. In: PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: Edufba; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. p. 291-322.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. 6. ed. São Paulo: Summus, 2015.

PEREIRA, Ingrid D’Avilla Freire; LAGES, Itamar. Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 319-338. 2013.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

TEO, Carla Rosane Paz Arruda. Estágio de docência e formação de professores na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e577101119836. 2021.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanches. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-10

Comment citer

MATTIA, Bianca Joana; PAZ ARRUDA TEO, Carla Rosane. Trabalho, consciência e linguagem: fundamentos ontológicos para a formação humana de professores na área da Saúde. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14919, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14919. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14919. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.