A ciência e o conhecimento científico na formação do homem contemporâneo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688

Mots-clés :

Ciência, Conhecimento científico, Formação

Résumé

O estudo assume como objetivo discutir a evolução do conceito de ciência e, consequentemente, a elegibilidade do conhecimento científico que perfila a formação do homem contemporâneo que vive à luz de uma sociedade pós-moderna, caracterizada por conhecimentos múltiplos e descentralizados, organizada em forma de rede. Metodologicamente, se constitui um ensaio científicos. Retoma a descentralização da ciência empirista para anunciar a necessidade da formação humana continuada e ampla, moldada em um conhecimento interdisciplinar em forma de redes colaborativas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística ? UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ - 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes ? EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenadora Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória Edição e Produção Científica.

Références

ABRÃO, B. S. Os pensadores: história da filosofia. São Paulo: São Paulo: Nova Cultural, 1999.

BAPTISTA, António Manuel. O discurso pós-moderno contra a Ciência: obscurantismo e irresponsabilidade. Lisboa: Gradiva, 2002.

BARBOSA, Mohana Ribeiro. Revolução científica e nascimento da Ciência experimental em Alexandre Koyré. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Cap. 01. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/3031/5/Dissertacao Mohana R Barbosa.pdf . Acesso: 23 out. 2023

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004

CAMPBEL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venacio Majer. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. Compreender a Transformação Social. p.17/20. Artigo escrito para Conferência de 4 e 5 de março de 2005, em Portugal-Lisboa.

CHAUí, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Sobre as áreas de avaliação. Disponível: https://www.capes.gov.br/en/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao Acesso: 23 out. 2023

COLLNIS, Harry; PINCH, Trevor. O golen: o que você deve saber sobre Ciência. São Paulo: Unesp, 2003.

CONCEIÇÃO, Verônica Alves; SANTOS Jonathas Fontes; PORTO Cristiane Magalhães. A formação de si (bildung) em um contexto educativo reconfigurado pela cibercultura. Revista Teias v. 20 (Edição Especial) Educação ativista na cibercultura: experiências plurais. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43344 Acesso: 23 out. 2023

CONCEIÇÃO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães. A ciência em Luis António Verney: algumas considerações. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, p. 1-18, e13274, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.13274. Acesso: 23 abri. 2024

CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico: nova fronteira da língua portuguesa. 2.ed. RJ: Nova Fronteira, 1987.

CUNHA, Ivan Ferreira da. Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 943–963, 2018. DOI: 0.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040.Acesso em: 20 abr. 2024.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A pesquisa na Sociedade do conhecimento: decifre-me ou te devoro. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (org.). A produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na américa latina: as investigações de políticas educacionais em xeque! Campinas: Mercado de letras, 2017, p. 157 – 178.

HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Editora: Jorge Zahar Editor. 1998.

HEY, Tony. The big idea: the next scientific revolution. Harvard Business Review, Brighton, Nov. 2010. Disponível em: https://hbr.org/2010/11/the-big-idea-the-next-scientific-revolution . Acesso: 23 out. 2023.

HEY, Tony; TANSLEY, Stewart; TOLLE, Kristin. Jim Gray on eScience: a transformed scientific method. In: HEY, Tony (org). The fourth paradigm: dataintensive scientific discovery. Redmond:Microsoft Research, 2009. p. xvii-xxxi. Disponível em: http://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc31516/ . Acesso: 28 out. 2023.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos de História do Pensamento Filosófico. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Coleção Campo Teórico), 1991.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

LALANDA, Piedade. Sobre a metodologia qualitativa na pesquisa sociológica. Análise Social. vol. 148, ed. 4, 1998. Disponível em:http://nc-moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/sobre_metodologia_qualitativa_pesquisa.pdf. Acesso: 23 out. 2023.

LEITE, Rita de Cássia Nascimento. A formação de si (Bildung) do estudante universitário. 2016. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humana, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24063. Acesso: 23 out. 2023.

LOPES, José Leite. Ciência e Liberdade: escritos sobre Ciência e Educação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos; BASTOS, Elizete Silva. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1996.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a história e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

OLIVEIRA, Adriana Carla Silva de; SILVA, Edilene Maria da. Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 5-39, dez. 2016. ISSN 1981-8920. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27666>. Acesso: 23 out. 2018.

OLIVEIRA, Daniel de Lara. Ciência Moderna e Newtonianismo no Projeto Pedagógico de

Luis António Verney. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Social,

Universidade de São Paiulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/pt-br.php

Acesso em: 20 abr. 2024.

PATY, Michel. A Ciência e as idas e voltas do senso comum. Scientiae Studia. São Paulo: USP, v1, n1, jan – mar, 2003, p. 9-26.

QUENTAL, Antero de; SERRÃO, Joel; MARTINS, Ana Maria Almeida. Antero de Quental: tendências gerais da Filosofia na segunda metade do século XIX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbentian,1991.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em Educação. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (org.). Produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na américa latina: as investigações de políticas educacionais e xeque! Campinas: Mercado das Letras, 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, 4, jul. 2009. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/466/467. Acesso: 23 out. 2023.

SANTOS, Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS. Boaventura Souza (Org). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as Ciências revisado. Lisboa. Edição Afrontamento, 2003, p 1453.

SANTOS, Boaventura Souza. Um Discurso Sobre as Ciências. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2006.

SARAIVA, Augusto. Filosofia. Ed. Plátano. Lisboa,1981.

SCHWARTZMAN, Simon. Um espaço para a Ciência: a formação da comunidade científica no Brasil. Brasília: MCT, 2001. Disponível em: www.schwartzman.org.br/simon/spacept/espaco.htm . Acesso: 23 out. 2023.

VERNAT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 12. ed. Rio de Janeiro: Diefel. 2002.

VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. O discurso dos indicadores de C&T e de percepção de C&T. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura e Los Libros de la Catarata, Madri, 2016, p. 9-24.

WHITEHEAD, Alfred North. A Ciência e o Mundo Moderno. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1951.

WHITEHEAD, Alfred North. A Função da Razão. Brasília: IBCCRIM, 1985.

KUHN, Thomás. S. The Structure of Scientific Revolutions. 2 ed., enlarged. Chicago and London: University of Chicago Press, 1970.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-26

Comment citer

CONCEIÇÃO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães. A ciência e o conhecimento científico na formação do homem contemporâneo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16688, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16688. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Debates

Articles similaires

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.