A compreensão de graduandos em pedagogia sobre a relação entre plágio e inteligência artificial para escrita de textos acadêmicos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17526

Mots-clés :

Plágio, Ciberplágio, Inteligência Artificial, Educação superior

Résumé

O artigo analisa criticamente a compreensão de estudantes de Pedagogia sobre a inter-relação entre plágio e uso de Inteligência Artificial (IA) para a produção de textos escritos. O artigo aborda aspectos conceituais sobre o plágio, o ciberplágio e a IA para produção de textos. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) foi utilizada como metodologia.  Os dados foram gerados durante o primeiro semestre de 2021, portanto, em período anterior ao lançamento do ChatGPT, ocorrido no ano de 2023. Participaram da pesquisa estudantes de Pedagogia das modalidades presencial e a distância da Universidade de Brasília (UnB), sendo que 108 responderam a questionário e 16 foram entrevistados.  Em resultado do questionário, 53,7% dos estudantes admitiram que utilizariam ferramenta de IA para criação, organização e escrita de textos dissertativos; em entrevista, 08 entre os 16 entrevistados disseram que fariam uso; os estudantes demonstram concepção limitada sobre o plágio em associação às normas e referenciação e, ao serem apresentados a situações específicas, em que há necessidade de julgamento da ocorrência ou não do plágio associado ao uso de IA na escrita de textos acadêmicos, a maioria não consegue identificar plágio. Os estudantes evidenciaram preocupação com questões de autoria em caso de uso IA para escrita de texto. Diante da tendência de utilização crescente da IA para a escrita de textos, é importante propiciar no meio acadêmico, espaço de questionamentos, capacitação e aprendizado sobre os sentidos e uso dessa tecnologia, propiciando o desenvolvimento da autoria, o uso ético da IA e a compreensão de situações que envolvem o plágio.

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Bruna de Oliveira Passos Vital, Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF

Universidade de Brasília (UnB), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante do Grupo de Pesquisa EducaSociologias, com pesquisa na linha de investigação Educação, Tecnologias e Comunicação. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal – DF.

Carlos Lopes, Universidade de Brasília - UnB

Dr. em Sociologia pela PUC-SP. Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando no Departamento de Teoria e Fundamentos – TEF e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FE-UnB. Membro da Rede Ibero-americana de Investigação em Integridade Acadêmica (Red-IA).  Coordenador do Grupo de Pesquisa EducaSociologias (FE/UnB), com pesquisas na linha da Educação, Tecnologias e Comunicação.

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Publié-e

2025-01-20

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VITAL, Bruna de Oliveira Passos; LOPES, Carlos. A compreensão de graduandos em pedagogia sobre a relação entre plágio e inteligência artificial para escrita de textos acadêmicos. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17526, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17526. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17526. Acesso em: 21 janv. 2025.

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