Um salto de qualidade na pedagogia brasileira
40 anos de Escola e democracia
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17566Mots-clés :
Pedagogia histórico-crítica, Escola e democracia, Materialismo histórico, MarxismoRésumé
O presente artigo objetiva discutir a importância da obra Escola e democracia de Dermeval Saviani para o contexto histórico em que foi produzida, bem como argumenta sua relevância para a construção de uma pedagogia marxista, no Brasil. Mais que uma revisão bibliográfica, este texto procura sintetizar as contribuições de diversos autores do marxismo para debater as questões específicas da educação, superando outras perspectivas que negam a pedagogia histórico-crítica como alternativa às teorias educativas neoliberais. Situa, assim, a pedagogia histórico-crítica e sua obra seminal, Escola e democracia, no contexto da história do pensamento revolucionário marxista.
Téléchargements
Références
ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. São Paulo: Boitempo, 2024.
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Muchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 2 ed. São Paulo: Busca Vida, 1987.
MANDEL, Ernest. Introdução ao marxismo. 2 ed. Lisboa: Edições Antídoto, 1978.
MANDEL, Ernest. Marxismo: uma introdução. Usina Editorial, 2023.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MUSTO, Marcello. Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883). São Paulo: Expressão Popular, 2023.
SAAD FILHO, Alfredo. A era das crises: neoliberalismo, o colapso da democracia e a pandemia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2023.
SAES, Décio. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2023.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008a.
SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.
SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? São Paulo: Centauro, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).