ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL)

Auteurs-es

  • Manoel Valquer Oliveira Melo Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus do Sertão) Doutorando do PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - UNIARA
  • Oriowaldo Queda Professor da Universidade de Araraquara - UNIARA
  • Patrick Oliveira Silva Estudante de Ciências Econômicas - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus Sertão)
  • Láudia Frankielle da Silva Nascimento Estudante de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus Sertão)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p125

Mots-clés :

Políticas públicas. Educação do campo. Juventude rural.

Résumé

O presente artigo apresenta uma investigação que visou analisar a relação entre uma escola rural e o processo de desenraizamento social na região do semiárido de Alagoas. Objetivamos contribuir no debate sobre a Educação do Campo, procurando compreender que não deva ser pensada distanciada da Educação Urbana, e que a dicotomia urbano-rural explicita em equívocos no sistema de escolarização dos jovens do campo. A abordagem parte da questão da materialidade da Educação do Campo como alternativa contra ideológica para uma mudança qualitativa na perspectiva educacional para a juventude rural. Para qualificar a base empírica, foram aplicados 80 questionários semiestruturados e submetidos à percepção de jovens estudantes residentes do povoado São Félix em Santana do Ipanema; o anonimato de todos foi preservado. Detectamos que a política da Educação do Campo no Estado de Alagoas não ocupa espaço pedagógico na escola rural do Médio Sertão. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

OLIVEIRA MELO, Manoel Valquer; QUEDA, Oriowaldo; OLIVEIRA SILVA, Patrick; DA SILVA NASCIMENTO, Láudia Frankielle. ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL). Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 125, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p125. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3844. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.