Q-MEMÓRIA: UM JOGO DIGITAL PARA O ESTUDO DE QUÍMICA
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p155Mots-clés :
Tabela periódica, Linguagem Química, Jogos educativos digitais, Jogo da memória, Aprendizagem significativaRésumé
Este trabalho trata do desenvolvimento e avaliação pedagógica de um jogo da memória digital, denominado Q-Memória, que auxilia nos processos de ensino e de aprendizagem a partir da Tabela Periódica para alunos de Química do primeiro ano do ensino médio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unity 3D, e avaliado por dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio do IFCE Campus Crato. Foi usada a metodologia pré-teste e pós-teste para avaliar o progresso da aprendizagem. O jogo possui oito níveis crescentes de dificuldade, baseados em uma sequência didática preparada com base nos conteúdos fundamentais de Química, apresentando os três tipos de aprendizagem significativa descritas por Ausubel, trazendo pares de cartas com conceitos associados, representações e proposições. Foi possível aferir a eficácia do Q-Memória na aprendizagem significativa de conceitos essenciais da disciplina. O modelo sequencial e hierárquico de apresentação das informações tornou possível uma maior estabilidade e clareza, levando os alunos a um melhor entendimento de conceitos mais complexos, a partir dos conceitos mais simples apresentados.
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