Aprendizagens ativas: história regional e docentes da Educação Básica
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p356-372Mots-clés :
Ensino. História Regional. Professores. Educação Básica.Résumé
O ensino da História Regional ou Local normalmente impõe restrições aos docentes da Educação Básica, especialmente àqueles que conduzem as aulas de História. A falta de material didático e a insuficiência de uma formação complementar do professor são algumas das dificuldades. O propósito desse artigo é apresentar uma ação educativa na área de História, destinada aos professores da Educação Básica que atuam na região política Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O objetivo da ação foi proporcionar debates, diálogos, material didático e oficinas abordando a temática, o povoamento pré e pós-contato com o europeu no referido território. O caminho metodológico seguido para esse artigo foi a narrativa histórica a partir de revisão bibliográfica e descritiva das ações educativas. Foram atendidos 205 professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada.
Téléchargements
Références
ARÓSTEGUI, J. A Pesquisa Histórica. São Paulo: Edusc, 2006.
BARROS, J. D’ A. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAINELLI, M. A relação entre o conteúdo e metodologia no ensino de História: apontamentos para repensar a formação de professores, bacharéis ou profissionais da História. Saeculum – Revista de História, João Pessoa, n. 6, 2001.
CAPRINI, A. B. A. Pesquisa em História Regional: aspectos conceituais e metodológicos. 2016. Disponível em: <http://www.ilb.ufop.br/IIIsimposio/64.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018.
CÉRRI, L. F. Regionalismo e ensino de História. In: BITENCOURT, Circe M. (Org.). Anais do 2º Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 1996.
CHESNEAUX, J. Devemos fazer tábua rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995.
CHRISTILLINO, C. L. Estranhos em seu próprio chão: o processo de apropriações e expropriações de terras na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. (O vale do Taquari no período de 1840 – 1889). 2004. Dissertação, 374f. (Mestrado em História) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2004.
_____. Litígios ao sul do Império: a Lei de Terras e a consolidação política da Coroa (1850-1880). 2010, 353 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.
CUNHA, A. M. O.; KRASILCHICK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambú. Anais... Caxambu, 2000.
ECKHARDT, R. R. Zoneamento ambiental do Vale do Taquari. 2005. 105 f. Monografia (Curso de Biologia) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2005.
FALEIRO, S. R. Lajeado: perfil histórico étnico-social (do período indígena a colonização). Lajeado, 1996.
FIEGENBAUM, J. Um assentamento Tupiguarani no Vale do Taquari/RS. 2009. Dissertação, 221f. (Mestrado em História) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.
FIEGENBAUM, J.; SCHNEIDER, P.; MACHADO, N. G. O passado histórico revisto pela arqueologia no Vale do Taquari/RS: ocupação pré-colonial. Revista História. Cruz Alta: Unicruz, n. 6, 2005
FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, 2007.
GOMES, V. F.; LAROQUE, L. F. S. História e cultura dos italianos e seus descendentes: o costume do filó em localidades do Vale do Taquari/RS. Destaques Acadêmicos, Lajeado, n. 2, 2010.
HORN, G. B.; GERMINARI, G. D. Ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010.
HORTA, M. L. P. Fundamentos da educação patrimonial. Ciências & Letras. Porto Alegre, n. 27, 2000.
HORTA, M. L. P.; GRUNGBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
KREUTZ, M. R. Movimentações de populações Guarani, séculos XIII ao XVIII - Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, Rio Grande do Sul. 2015. 330f. Tese (Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, 2015.
______. Relatório Estágio Pós-Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ensino. Lajeado, Universidade do Vale do Taquari, 2017.
KREUTZ, M. R.; SCHNEIDER, P.; MACHADO, N. T. G.; SCHNEIDER, F. Arroio do Meio: entre rios e povos. Lajeado: Editora Univates, 2011.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
LIA, C. F.; COSTA, J. P.; MONTEIRO, K. M. N. A produção de material didático para o ensino de História. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, 2013.
MARQUES, T. M. F. A companhia de navegação fluvial de Jacob Arnt no Vale do Taquari – RS. Navigator, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 2006.
MARTINS, M. C. B. As sociedades indígenas e a escola. Antíteses, Londrina, v. 2, n. 3, 2009.
MEDEIROS, J. S. Povos indígenas e a lei nº 11.645: (in)visibilidades no ensino da história no Brasil. In: BERGAMASCHI, M. A.; DALLA ZEN, M. I. H.; XAVIER, M. L. M. F. Povos indígenas & Educação, Porto Alegre: Mediação, 2012.
MOREIRA, P. R. S.; CARDOSO, R. R. O cotidiano insubmisso: insurreição escrava, políticas senhoriais e comunidades negras em cativeiro (Taquari – RS – Século XIX). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL, 6, 2012. Teresina. Anais... Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2012.
NEVES, E. F. História Regional e Local no Brasil: fontes e métodos da pesquisa histórica regional e local. Feira de Santana/ Salvador: UEFS/Editora Arcádia, 2002.
OLIVEIRA, A. M. C. S. Recôncavo Sul: terra, homens, economia e poder no século XIX, Salvador: Editora UNEB, 2003.
PAIM, E. A.; PICOLLI, V. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História e Ensino. Londrina, v. 13, 2007.
PIRES, K. D. O trabalho escravo e suas implicações na paisagem urbana e rural de Taquari, Estrela e Santo Amaro/RS – final do século XIX. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.
RELLY, E.; MACHADO, N. T.G.; SCHNEIDER, P. Do Taiaçuapé a Colinas. Lajeado, Editora da UNIVATES, 2008.
RIBEIRO, P. A. M.; KLAMT, S. C.; BUCHAIM, J. J. S.; RIBEIRO, C. T. Levantamentos arqueológicos na encosta do planalto entre os vales dos Rios Taquari e Caí. Revista do CEPA, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 19, out. 1989.
ROSA, L. W. A variabilidade gráfica da cerâmica pintada Guarani nos sítios RS-T 101 e RS-T 114. 2014. 75 f. Monografia (Curso de História) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2014.
SAMUEL, R. História local e História oral. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 19, 1990.
SCHIAVON, C. G. B.; SANTOS, T. F. Educação Patrimonial: um caminho à discussão sobre a cidadania a partir da história local. 2011. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3407/Educa%C3%A7%C3%A3o%20patrimonial>. Acesso em 23 jun. 2018.
SCHNEIDER, F. Interpretação do espaço Guarani: um estudo de caso no Sul da Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, Rio Grande do Sul, Brasil. 2014. 220f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2014.
SECRETARIA Estadual de Educação. Coordenadoria Regional de Educação. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 2017. Disponível em: . Acesso em 06 nov. 2017.
SILVA, L. C. B.; A importância do estudo da História Regional e Local no Ensino Fundamental. Textura, Cruz das Almas, v. 1, n. 1, p. 95-100, 2006.
______. A importância do estudo da História Regional e Local no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO ESTAUDAL DE HISTÓRIA. 3, 2012, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, 2012.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 1, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2007.
WOLF, Sidnei. Paisagens e sistemas de assentamento: um estudo sobre a ocupação humana pré-colonial na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, RS. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2012.
______. Arqueologia Jê no Alto Forqueta e Guaporé/RS: um novo cenário para um antigo contexto. 2016. 353f. Dissertação (Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.
ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).