Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p261-282

Mots-clés :

ensino de evolução biológica, pedagogia histórico-crítica, conteúdo clássico

Résumé

Admitindo que a evolução constitui um dos eixos organizadores da Biologia, este artigo traz reflexões a respeito de seu ensino à luz dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica e na possibilidade do desenvolvimento de uma visão materialista histórico dialética acerca da realidade por meio da apropriação dos conhecimentos evolutivos. A fim de que este estudo promova desdobramentos para o ensino da disciplina escolar Biologia, os objetivos desta pesquisa são: analisar se os conteúdos sobre evolução biológica se configuram como conhecimentos clássicos e identificar as possíveis contribuições do ensino de evolução biológica para a construção de uma visão de mundo materialista histórica dialética.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- campus Bauru (2009). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Bauru (2016). Doutoranda em Educação para a Ciência pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais". ORCID: 0000-0002-1234-8544

Daiany Pressato, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Unesp Botucatu. Atualmente é aluna da pós-graduação (mestrado) em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências, Unesp Bauru (bolsista CAPES) e cursa Pedagogia pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Formação e ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9099-0604

Leandro Jorge Coelho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2010) e Licenciatura (2011) pela Universidade Estadual Paulista - campus de Botucatu, e mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru (2014). Atualmente é doutorando em Educação para a Ciência na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais.

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e livre-docência em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático.

Références

BIZZO, N. M. V. Ensino de Evolução e História do Darwinismo. 494f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 1991.

CICILLINI, G. A. A produção do conhecimento biológico no contexto da cultura escolar do Ensino Médio: a Teoria da Evolução como exemplo. 298f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1997.

DOBZHANSKY, T. Nothing in biology makes sense except in the light of evolution. American Biology Teacher, v. 35, n. 3, p. 125-129, 1973.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, 2015.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

FREIRE-MAIA, N. Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-RP, 2002.

HUNGARO, E. M. Trabalho, tempo livre e emancipação humana: os determinantes ontológicos das políticas sociais de lazer. 264f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

GOULD, S. J. Três aspectos da Evolução. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia das Letras, p. 95-100, 1997.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

LAVOURA, T. N.; MARSIGLIA, A. C. G. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, 2015.

LIPORINI, T. Q. O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica no Ensino Médio da rede estadual do município de São Carlos – SP. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, 2016.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÁRKUS, G. Marxismo e Antropologia: o conceito de “essência” humana na filosofia de Marx. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2015.

MARTINS, L. A.-C. P. A teoria da progressão dos animais de Lamarck. 403f. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) – Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1993.

MARTINS, L. A.-C. P. Nos tempos de Lamarck: o que ele realmente pensava sobre evolução orgânica. Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Disponível em http://www.ghtc.usp.br/server/PDF/lacpm-Tempos-de-Lamarck.PDF. Acesso em 07 demarço de 2019.

MARTINS, L. M. Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e Desenvolvimento Humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 13-34, 2016.

MARTINS, L. M. Implicações pedagógicas na escola de Vigotski: algumas considerações. In: MENDONÇA, S. G. L; MILLER, S. (Orgs.) Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 2ª edição. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Marília, SP: Cultura Acadêmica, p. 49-61, 2010.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, 2018.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução: José Carlos Bruni, Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977.

MAYR, E. O que é a Evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MAYR, E. Isto é Biologia: a Ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1998.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Construção de estatutos de Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino. 439f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, 2010.

PAPÁVERO, N.; SANTOS, C. F. M. Evolucionismo Darwinista? Contribuições de Alfred Russell Wallace à Teoria da Evolução. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 34, n. 67, p. 159-180, 2014.

PAPÁVERO, N.; TEIXEIRA, D. Os Viajantes e a Biogeografia. História, Ciências e Saúde – Manguinhos, v.8 (suplemento), 2001, pp. 1015-1037.

RIDLEY, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ROSA, J. M. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. 256f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara - SP, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina Escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, RJ: EDUFF, p. 50-62, 2005.

SMOCOVITIS, V. B. Unifying Biology: The Evolutionary Synthesis and Evolutionary Biology. Princeton: Princeton University Press, 1996.

TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo, SP: Instituto Lukács, 2013.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-06

Comment citer

LIPORINI, Thalita Quatrocchio; PRESSATO, Daiany; COELHO, Leandro Jorge; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 261–282, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p261-282. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7294. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.