A defesa da escola pública e gratuita a partir da concepção de homem e história do Materialismo Histórico e Dialético
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p94-104Mots-clés :
Materialismo Histórico-Dialético. Escola. História. Homem.Résumé
Este artigo, derivado de um estudo teórico de uma tese em andamento, apresenta uma pesquisa bibliográfica visando a compreensão da contribuição da concepção do homem e história fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético (MHD) na luta em defesa da escola pública e gratuita. O MHD foi elaborado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), e criou meios para analisar cientificamente o funcionamento das sociedades e da história. Nele constata-se que o homem, como ser histórico, social e político, a partir do trabalho, transcendeu a natureza e, como consequência, acabou modificando a sua própria. Nessa perspectiva, a história da humanidade é a história da luta de classes e a escola pública e gratuita considera a educação como apropriação cultural, legitimando sua compreensão de que os seres humanos são o concreto e que, além de viver a história, também a criam, consequentemente, não é possível aceitar o determinismo da natureza humana que visa tornar pessoas meros objetos para melhor explorá-las.
Téléchargements
Références
ALVES, G. L. O Trabalho Didático na Escola Moderna: Formas Históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.
BOTTO, C. Na Revolução Francesa, os Princípios Democráticos da Escola Pública, Laica e Gratuita: o Relatório de Concorcet. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a02v2484.pdf > Acesso em: 10 dez. 2017.
CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.
FORD, H. Minha vida e minha obra. Rio de Janeiro: Freitas Bastos S.A, 1964.
LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
KRAPÍVINE, V. Que é o Materialismo Dialético? Moscovo: Edições Progresso, 1986.
KONDER, L. Marx e a Sociologia da Educação. In: TURA, M. de L. R. (Org). Sociologia para Educadores. 4 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
KONDER, L. O que é Dialética. 2 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Escala, 2009.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã: Feuerbach — a oposição entre as cosmovisões materialista e idealista. São Paulo: Martin Claret, 2010.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, K. Trabalho assalariado e capital. 1970. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3._Marx_Trabalho_Assalariado_e_Capital.pdf. Acesso em: 7 fev. 2018.
MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, V. H. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
TAYLOR. F. W. Princípios da administração científica.7 ed. São Paulo: Atlas, 1970.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).