Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664

Parole chiave:

Formação docente. Trabalho Docente. Educação Inclusiva.

Abstract

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada por Takase. Objetiva, em abordagem qualitativa subsidiada pelo pensamento complexo, releitura das entrevistas com professoras, identificando os processos inclusivos, as experiências pessoais e a compreensão das necessidades educacionais especiais dos alunos; e analisar as subjetividades, articulando-as às práticas e processos socioculturais. Conclui que objetividade e subjetividade são tecidas simultaneamente e manifestas na realidade, na germinação da insatisfação que fere o psiquismo e adoece, interferindo no ato pedagógico e na aprendizagem; que profecias autorrealizadoras podem atingir o alunado NEE, reforçando preconceitos e exclusão; e que sentimentos de desamparo e de frustração estão presente no cotidiano.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga, especialista em psicoterapia psicodinâmica da adolescência. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar/Educacional e Desenvolvimento Humano. Pós-doutorado em Educação, Arte e Hustória da Cultura. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho.

Pubblicato

2020-08-18

Come citare

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 651–664, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10479. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Articoli simili

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.