O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389Parole chiave:
Ensino Artístico Especializado da Música, Ensino Vocacional da Música, Prova de Aptidão Artística.Abstract
Este artigo de reflexão discorre sobre o ensino da música em Portugal, nomeadamente o que ocorre nos Conservatórios e Academias de Música, refere as dificuldades com que este tipo de ensino se debate, as tentativas de inserção desta área no sistema geral de ensino e a problemática da avaliação em música. Tem como principal objetivo fazer uma apreciação do modelo de avaliação dos alunos, vigente desde a criação do Conservatório de Música de Lisboa, ligado à Casa Pia, que se manteve basicamente até aos nossos dias, e centra-se na mudança perspectivada pela Portaria nº 243-B/2012, de 13 de agosto, que introduz o conceito de avaliação pelo desenvolvimento de um projeto e sua apresentação. Conclui que este modelo de avaliação faz rutura com a conceção de avaliação tradicional baseada em exames.
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