Desatando o “nó górdio” na educação ambiental crítica por meio da dissipação das brumas do pensamento complexo moriniano
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p555-570Parole chiave:
Educação ambiental crítica, Complexidade Moriniana, Revoluções EducacionaisAbstract
Neste ensaio analisaremos as permanências e as contribuições das quatro revoluções educacionais da contemporaneidade, apontando para a imprescindibilidade da emergência de uma quinta revolução por meio da apercepção da Complexidade Moriniana pela Educação Ambiental Critica. Para incrementá-la enquanto projeto educacional, é preciso transpor modelos simplificadores e reducionistas de explicação da realidade, objetivando a frondescência de uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa. Esse diálogo pode permitir o progresso na busca de elementos que favoreçam a inteligibilidade do mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTONIO, J. M.; KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P. A complexidade em Edgar Morin e educação ambiental: Da aproximação à integração. XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.epea2017.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/05/408-E1-S1-A-COMPLEXIDADE-EM-EDGAR-MORIN-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-AMBIENTAL. Acesso em: 15 de dezembro de 2020.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança? 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GHIRALDELLI JR., PAULO. A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 32-36, June 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Julho de 2019. https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200005.
HERBART, J. F. Pedagogia Geral. Tradução: Ludwig Scheidl. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
JACOBI, P. Prefácio. IN: LOUREIRO, C. F. B. et al. (orgs.) Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2006.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 8ª. Ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 494 páginas.
MODESTO, M. A.; NEPOMUCENO, A. L. DE O.; ARAUJO, M. I. O. Gênese da educação ambiental em John Dewey e em Paulo Freire e as perspectivas atuais: O que há de novo? REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 11, p. 363-378, 2018.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5 ed. – Porto Alegre: Sulina, 2015.
RODRIGUES, J. M. M., SILVA, E. V. da Silva. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemática, Tendências e Desafios. 2ªEd. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
RODRIGUES. José Cláudio Ramos; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. SABER AMBIENTAL, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. RevBea, São Paulo, V. 11, No 5: 152-165, 2017
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008
SEVERINO, Antônio Joaquim. Fundamentos ético-políticos da Educação no Brasil de hoje. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (Orgs.). SEVERINO, A. J. Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Fio Cruz/EPSJV, 2006. p. 289-320.
VIÉGAS, Aline; LOUREIRO, Carlos Frederico. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPLEXIDADE NO CONTEXTO ESCOLA. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT22-6072--Int.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).