A afetividade no processo de ensino-aprendizagem
contributos da teoria de Henri Wallon
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp605-620Parole chiave:
Afetividade, Ensino-aprendizagem, WallonAbstract
Este artigo discute as contribuições da afetividade para as relações entre educador e educando como possibilidade para a obtenção de resultados positivos no processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi de investigação bibliográfica qualitativa, buscando, além de refletir sobre a promoção de um ambiente afetivo favorável, apresentar os contributos da teoria psicogenética de Henri Wallon para o desenvolvimento da criança na pequena infância como um ser biológico, psicológico e social. Para tanto, respalda-se nessa teoria psicogenética, por ela nos possibilitar supor que a qualidade dessas relações influencia, sobremaneira, nos resultados da aprendizagem de crianças, não apenas de conteúdos sistematizados, mas também para a vida.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, L. R. Ser professor: um diálogo com Henri Wallon. In: MAHONEY A. A., ALMEIDA L. R. (orgs). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
ALMEIDA, L. R. Wallon e a educação. In: MAHONEY A. A., ALMEIDA L.R. (orgs). Henri Wallon. Psicologia e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BOCK, A. M.; FURTADO O., TEIXEIRA M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva: 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 2010.
DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão / Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira, Heloisa Dantas. São Paulo: Summus, 2016.
GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henri Wallon. Recife: Massangan, 2010.
MAHONEY, A. A. A Constituição da Pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: MAHONEY A. A., ALMEIDA L. R. (orgs). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
NASCIMENTO, M. L.B.P.A criança Concreta, Completa e Contextualizada: a Psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA K. (Organizador). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paul: Avercamp, 2004.
SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do Projeto do MEC,2007.Disponívelem:https://www.scielo.br/j/es/a/7pgYkYztK6ZyPny97zmQvWx/abstract/?lang=pt
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).