Aprendizagem Baseada em Mapas Conceituais na graduação médica
desempenho acadêmico em uma instituição do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p319-337Parole chiave:
Aprendizagem, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas, Mapas Conceituais, Educação MédicaAbstract
O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) valoriza o tema a ser aprendido, bem como a forma como ocorre o aprendizado. Este trabalho teve como finalidade analisar a produção final dos Mapas Mentais (MM) e Mapas Conceituais (MC) desenvolvidos durante as sessões tutoriais no modelo da ABP em uma Escola Médica do Brasil. O estudo foi realizado a partir da análise documental das atividades produzidas nas tutorias de uma instituição de ensino que adota o modelo de ABP. Os instrumentos MM e MC analisados foram construídos pelas turmas do primeiro semestre de um curso de Medicina. Os mapas montados na abertura das sessões tutoriais eram do tipo linear e, após os estudos autodirigidos, os mapas construídos coletivamente, durante as sessões de fechamento, eram do tipo cíclico, em rede, e possuíam aumento de complexidade verificado pelo número de níveis hierárquicos presentes nessas estruturas. Neste contexto, foi possível perceber que os discentes migraram da Aprendizagem Mecânica, na abertura, para a Aprendizagem Significativa, no fechamento dos grupos tutoriais.
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