Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul

Autori

  • Mary Ane de Souza SEMED-Dourados
  • Paulo Vitor Ferreira Gonçalves Prefeitura de Novo Horizonte do Sul - MS
  • Marsiel Pacífico Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp658-679

Parole chiave:

Trabalho Coletivo, Ambiente escolar, Coordenador pedagógico

Abstract

O trabalho investiga como o coordenador pedagógico tem atuado na promoção do trabalho coletivo nos ambientes escolares em Mato Grosso do Sul. Para tanto, inicialmente foi realizado uma revisão de literatura, depois a aplicação de um formulário online para professores com questões sobre o trabalho coletivo e por fim traz uma análise quanti-qualitativa das respostas dos formulários. A pesquisa mostrou que a maior parte dos professores consideram que são desenvolvidas atividades de cunho coletivo, em contrapartida, também responderam que há posturas individualistas, de superioridade e competitividade entre os docentes. Pode-se chegar à conclusão que o coordenador pedagógico tem sugestionado de maneira latente o trabalho coletivo, mas que a carga burocrática do trabalho impossibilita a efetivação dessa esfera nos ambientes escolares.

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Biografie autore

Mary Ane de Souza, SEMED-Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em educação, na linha de Políticas e gestão da Educação na UFGD/ Faculdade de Educação (FAED). Psicopedagoga pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Especialista em Autismo pela Faculdade Futura e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Participa do Grupo de Estudos e pesquisa em práticas pedagógicas escolares, trabalho docente e formação de professores para infâncias (GEPinfâncias), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior (PAES) e do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Educação e Sociedade(TCEducS). Já trabalhou como coordenadora pedagógica e professora da primeira infância. É membro do Forúm Municipal de Educação de Dourados-MS. Atualmente trabalha como professora de Educação Infantil no município de Dourados-MS e pesquisa sobre educação infantil, gestão escolar e avaliação.

Paulo Vitor Ferreira Gonçalves , Prefeitura de Novo Horizonte do Sul - MS

Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Instituto Z; Pós Graduado no MBA em Gestão Escolar - USP, graduação em Pedagogia - UNINOVE (2015), em Letras - Inglês - Faculdades Integradas de Naviraí(2010). Atuou como coordenador pedagógico da Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado, coordenador local do Programa Mais Alfabetização, Presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. Atualmente é Secretário de Educação Municipal do município de Novo Horizonte do Sul - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento educacional, orientação e supervisão.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Jardim. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atuou nas instituições de ensino superior: UFAM, UEPG, UNESP/Araraquara, UNIFRAN e Faculdades Campos Elíseos (FCE); além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos.

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Pubblicato

2022-06-10

Come citare

SOUZA, Mary Ane de; GONÇALVES , Paulo Vitor Ferreira; PACÍFICO, Marsiel. Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 658–679, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp658-679. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13391. Acesso em: 12 ago. 2024.

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