A prática docente no ensino superior
a experiência do estágio em docência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-18.e14130Parole chiave:
Estágio em Docência, Ensino Superior, Relato de ExperiênciaAbstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a experiência do Estágio em Docência de estudantes da pós-graduação, especificamente do mestrado acadêmico em Educação, tendo, como ponto de partida, a compreensão da complexidade da ação docente e dos meandros que circundam a profissão. Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, discutindo as vivencias no componente curricular Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, com a participação de três estagiárias do mestrado, um docente orientador e 48 estudantes da graduação. O referencial teórico esteve sustentado em autores do campo da formação dos professores, destacando-se Candau (2000), Freire (2021), Conte e Pimenta (2015), Anastasiou e Pimenta (2002), entre outros. Como principais resultados, compreendeu-se que o Estágio em Docência é relevante para a formação de profissionais que desejam atuar no ensino superior, uma vez que ampliou os olhares sobre as práticas pedagógicas, oportunizando participar, refletir criticamente e dialogar a respeito da metodologia, da didática e da relação docente-discente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, H. M. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Estação Científica - Juiz de Fora, n. 14, jul./dez., 2015.
ALMEIDA, S. M. V. Metodologia alternativa para a prática de ensino. Educação, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 93-107, jan./jun., 1985.
ANASTASIOU, L. G. C.; PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
LÜDKE, M. ANDRÉ, E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELLO, S. P. T.; LINDNER, L. M. T. A Contribuição dos Estágios na Formação Docente: Observações de Alunos e Professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindoia. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2013.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez, 2021.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Ed. Porto, 1991.
PERNAMBUCO, M. L. et al. Reflexões sobre a didática no ensino superior para a formação de docentes. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p.4193-4208 mar./apr., 2021.
RIBAS, M. H. Construindo a competência: processo de formação de professores. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
TEIXEIRA, Maria Cláudia. Metodologia do ensino superior. Paraná: UNICENTRO, [2015]. 59 p.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).