A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843

Parole chiave:

Livro didático de química, Teoria da subjetividade, Analise de conteúdo

Abstract

Esta pesquisa analisa os pressupostos que influenciaram a escolha do livro didático de Química (LDQ) à luz da teoria da subjetividade por docentes de Química de seis escolas públicas, sendo os sentidos, as configurações subjetivas, o sujeito e a subjetividade individual e coletiva ferramentas para identificar as influencias da seleção do LDQ. Por meio de uma abordagem qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo para qualificação dos dados. Os resultados evidenciam que o processo de escolha do LDQ é complexo e apresenta nuances que variam de professor para professor, mas que apontam para um objetivo em comum, selecionar o melhor LDQ para atender o objetivo principal de sua prática pedagógica: a aprendizagem dos conteúdos químicos pelos estudantes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, P; MARTÍNEZ, A. M. A Configuração Subjetiva da Ação do Aprender. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 3, n. 1, p. 88-113, 2019.

ALVES, M. F. S.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A escolha do livro didático de Física e sua utilização em sala de aula. Debates em Educação, v. 12, n. 26, p. 67-82, 2020.

ARAÚJO, R. S.; LEITE, B. S. Revisão Bibliográfica sobre Pesquisas com Livros Didáticos de Química: Análise das Funções Identificadas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. e27011, 1–26, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edição 70, 2016. 279 p.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2015.

MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F; GOMES, R. Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

MONTE, P. M; LUSTOSA, A. V. M. F. Os processos subjetivos de professores no trabalho pedagógico com alunos com altas habilidades/superdotação. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 3, n.1, p. 205-237, 2019.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.

REY, F. L. G. Advancing in subjectivity from a cultural-historical perspective: unfoldings and consequences for cultural studies today. In: M. Fleer, F. G. Rey; N. Veresov (Eds.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: Advancing Vygotsky’s legacy. Singapore: Springer, 2017.

REY, F. L. G. Comunicación, personalidad y desarrollo. Habana: Editorial Pueblo y Comunicación, 1995.

REY, F. L. G. Problemas epistemológicos de la psicología. Habana: Editorial Academia, 1996.

REY, F. L. G. Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

REY, F. L. G. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

REY, F. L. G.; MARTÍNEZ, A. M. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. São Paulo: Alínea, 2017.

ROSSATO, M; MARTÍNEZ, A. M. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 2, p. 289-298, 2013.

SOUZA, E. C; TORRES, J. F. P. A Teoria da Subjetividade e seus conceitos centrais. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 3, n. 1, p. 34-57, 2019.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

ARAUJO, Rafael Silva de; LEITE, Bruno Silva. A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15843, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15843. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.