A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882

Parole chiave:

Fundação Lemann, Privatização, Neoliberalismo

Abstract

A partir das reflexões de Ball e Youdell, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da atuação da Fundação Lemann no Brasil como parte dos processos de privatização (endógena e exógena) nas políticas educacionais. Seu discurso, alinhado às ideias neoliberais, está ancorado nos ideais de competição e meritocracia que também possuem relação com o neofuncionalismo, em um contexto de construção de uma vontade de verdade. Para análise, foram considerados os textos disponíveis na página online da Fundação no que se refere às políticas educacionais, nos anos de 2021 e 2022  considerados expressões públicas desse discurso. Como principais resultados, observamos que a lógica do privado aparece como suposto modelo de eficiência na gestão. Ao mesmo tempo, incute na educação pública o ethos liberal que tem por referência uma ontologia individualista que é substrato da economia capitalista, como alternativas a supostas lacunas do Estado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir e GENTILI, Pablo. (org.). Pós-neoliberalismo: As políticas sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamentos de produções nacionais e internacionais. Currículo Sem fronteiras, v. 18 , n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

ALVES, Danilo. Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

ANDRADE, Daniel; CÔRTES, Mariana; ALMEIDA, Silvio. Neoliberalismo autoritário no Brasil. Caderno CRH, v. 34, 2021.

ANDRADE, Daniel. O que é neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado, v. 34, n. 1, Jan./Abr. 2019.

BALL, Stephen J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, v. 15, n. 2, p. 3-23, 2002.

BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo Sem Fronteiras, v. 1, n 2, p. 99-116, jul/dez 2001.

BALL, S. J. What is policy? 21 years later: reflections on the possibilities of policy research, Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 2015.

BALL, Stephen; YOUDELL, Deborah. La privatización encubierta en la educaciónpública. Instituto de Educación, Universidad de Londres. Bruselas, 2008.

CAILLÉ, Alain.ANTROPOLOGIA DO DOM: o terceiro paradigma. Petrópolis: Vozes, 2002. 312 p.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria política. (equipe de trad. PUCCAMP) 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988. pp. 19-62.

CROSO, Camila e MAGALHÃES, Giovanna. Privatização da educação na América Latina e no caribe: tendências e Riscos para os sistemas públicos de ensino. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n 37, n°. 134, p.17-33, jan-mar. 2016.

DAVIS, Kingsley; MOORE, Wilbert E. Alguns princípios de estratificação. In. VELHO, O. G.; PALMEIRA, MGS; BERTELLI, A. R (Orgs). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

DIJK, Teun. Discurso e produção de conhecimento (JÚNIOR, Orison. trad.). In:BRAIT, Beth e SOUSA-E-SILVA, Maria. (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Ed Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e Verdade: curso no Collège de France (1980-1981). São Paulo: Martins Fontes, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FUNDAÇÃO LEMANN. Quem somos., 2021. Disponível em: Fundação Lemann - A Fundação (fundacaolemann.org.br). Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: Manual do usuário. In: SILVA, T.T.da; GENTILI, P. (org.). Escola S. A.: Quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. CNTE: Brasília DF, 1996.

GENTILI, Pablo. (2009). O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação & Sociedade, 30(109), 1059-1079. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400007. Acesso em

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Editora Civilização brasileira s.a. Rua Muniz Barreto, 91-93 — Botafogo Rio de Janeiro — RJ, 1982.

LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro, DP&A, 1999.

MARX, Karl. Glosas críticas marginais ao artigo: o rei da Prússia e a reforma social de um prussiano. Práxis, Itumbiara, n.5, out./dez, 69-91, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 43-59, 2018.

OLIVEIRA, Cristina. O Programa Formar/Curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2021.

PARSONS, Talcott. A estrutura da ação social. São Paulo: Vozes, v. 1, 2010.

SAUL, Renato P. As raízes renegadas da teoria do capital humano. Sociologias, p. 230-273, 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais–Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.

RODRIGUES, Cibele Maria Lima. O Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do nordeste: pretextos, proposições e o contexto da prática pedagógica e currículo. Espaço do Currículo, v.6, n.2, p.292-306, Maio a Agosto de 2013.

RODRIGUES, Cibele M. L., ALMEIDA, Karla. W. C. DE, & SIMÕES, Patrícia M. U. . Disputes around assessments in early childhood education in Brazil. Education Policy Analysis Archives, 30, (134), 2022. https://doi.org/10.14507/epaa.30.6456

ROSA, Sanny S. DA .. Entrevista com Stephen J. Ball - Privatizações da educação e novas subjetividades: contornos e desdobramentos das políticas (pós) neoliberais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 53, p. 457–466, abr. 2013.

VERGER, Antoni. MOSHETTI, Mauro e FONTDEVILA, Clara. La privatización educativa en América Latina: una Cartografía de políticas, tendencias y trayectorias. Universitát Autònoma Barcelona, Educación International, 2017.

Pubblicato

2024-08-30

Come citare

BARBOSA, Ingrid Klebyane Farias de Luna; LEÃO, Gleyce Kelly dos Santos; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17882, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17882. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.