Contextos investigativos e elementos naturais
vivências e experiências na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18266Parole chiave:
Vivências e experiências, Elementos naturais, Relação criança e naturezaAbstract
Este estudo investiga as vivências e experiências que conectam relações epistemológicas, científicas e tecnológicas à cultura infantil, ao ambiente e à sociedade. O foco está nas interações das crianças com elementos naturais em diversos contextos, incentivando a criatividade e a imaginação. Com isso, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais ações e expressões relacionadas à cultura infantil emergem quando a criança da Educação Infantil formula e explora suas hipóteses sobre si mesma, os outros e o mundo, ao brincar e interagir com os elementos da natureza em contextos favoráveis à investigação? Para fundamentar a pesquisa, são considerados os pressupostos teóricos de Gandhy Piorski e Gaston Bachelard sobre a relação entre criança e natureza, bem como de John Dewey, Walter Benjamin e Jorge Larrosa sobre as experiências infantis. Também são integradas as proposições de Bruno Latour, Lea Tiriba e Adriana Friedmann, que discutem a tríade “eu – nós – mundo” e a interação entre seres humanos e não humanos. A metodologia adota uma abordagem qualitativa com inspiração etnográfica, envolvendo a pesquisadora e crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em São José dos Pinhais, em 2023. Os procedimentos de constituição e análise de dados seguem delineamentos etnográficos, utilizando um processo documental que inclui diário de bordo, fotografias, mini-histórias, produções das crianças e planejamento. O estudo foca na prática docente, nas crianças e nas experiências com elementos naturais, promovendo um diálogo com os pressupostos teóricos que elucidam a práxis de uma compreensão sustentável e planetária. A pesquisa mostrou que as interações das crianças com elementos naturais estimulam criatividade, imaginação e investigações, conectando-as ao meio cultural, social e científico.
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