Ensino de Paleontologia nos anos iniciais
oportunidade para promover a Alfabetização Científica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18279Parole chiave:
Indicadores da Alfabetização Científica, Paleontologia, Series iniciaisAbstract
A Alfabetização Científica (AC) visa desenvolver habilidades e competências que permitam ao estudante participar ativamente, como cidadão, nos processos decisórios do dia a dia. Assim, este artigo possui o objetivo de investigar as contribuições para a alfabetização cientifica a partir de uma Sequência Didática (SD) sobre ensino em paleontologia para os anos iniciais do Ensino. Para tanto foi desenvolvida uma SD com 42 alunos de 4o e 5o anos e após os alunos responderam a um questionário avaliativo. Neste artigo se analisou a resposta de uma das questões: Qual a importância da Paleontologia? Por meio da análise das respostas e das notas de campo, focando nos indicadores da AC, identificou-se nas respostas das crianças os seguintes indicadores: seriação de informação, a organização de informações, raciocínio lógico e justificativa. Esses temas foram discutidos a luz da Base Comum Curricular, bem como do Referencial Curricular Gaúcho. As análises das respostas, apontaram que os alunos estabeleceram bases para a ação investigativa e que compreendem e justificam a importância do estudo da Paleontologia, com base ao tempo geológico, à importância dos fósseis e à importância de saber a pré-história.
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