Curadoria digital de lives acadêmicas

potencialidades para a formação de professores de Educação Básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18409

Parole chiave:

Curadoria digital, Formação de professores, Teoria da Complexidade

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da curadoria digital de lives acadêmicas como estratégia para a formação de professores da Educação Básica. Para exemplificar uma prática curatorial, foi selecionada a temática da teoria da complexidade (Edgar Morin). A curadoria digital pode promover espaços de formação em diferentes tempos e espaços, com acesso a conteúdos produzidos por especialistas de renome na área e com abordagens atuais e teoricamente fundamentadas, o que pode propiciar uma formação docente de modo mais crítico e contextualizado e favorecer o desenvolvimento de práticas de ensino mais condizentes com as demandas da sociedade digital.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BASSANI, P.S.; MAGNUS, E. B.; WILBERT, B. A curadoria digital on-line e o processo de formação do professor-autor: experiências de autoria em/na rede. Interfaces Científicas -Educação, v. 6, n. 1, p. 93-106, 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437. Acesso: 10 maio 2024.

BEIGUELMAN, G. Curadoria da informacão. 22 jun. 2011. Anais Encontro com o ECA/SP. Disponível em: https://pt.slideshare.net/gbeiguelman/curadoria-informacao. Acesso em: 4 fev. 2024.

BRUNO, A. R.; MATTOS, A. C. G.. Dispositivos das práticas docentes na cultura digital: curadoria digital na educação aberta. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1737. Acesso em 12 maio 2023.

CASTILHO, A. V. O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias em espaços informativos voltados para a produção de conhecimento. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC, 2015.

CORREIA, A. P. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 14-32, 2019. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/36884. Acesso em: 18 mar 2024.

CORTELLA, M. Trecho de entrevista. In: CORTELLA, M.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: O que importa é saber o que importa! Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015

CORTELLA, M.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: O que importa é saber o que importa! Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015.

COSTA, A. R.;BEVILÁQUA, A. F.; FIALHO, V. R.; LEFFA, V. J. Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital. Letras, n. 1, edição especial, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/71356. Acesso em 2 mar. 2024.

DESCHAINE, M.E.; SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: Supporting TwentyFirst-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, Parkville, Missouri, USA, v. 10, p. 19-24, 2015.

GARCIA, M. S.; CZESZAK, W. Curadoria educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. São Paulo, SP: Senac, 2019.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, v. 39, p. 83-92, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9L8b38v48WBQSQVRX63BMsw/abstract/?lang=pt. acesso em 20 jun. 2024.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, João Wanderley. A escola e as tecnologias. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/14474/1125611835 Acesso em 10 fev. 2024.

LOPES, D. Q.; SOMMER, L. H.; SCHMIDT, S. Professor propositor: a curadoria como estratégia para a docência on-line. Revista Educação & Linguagem, Porto Alegre, RS, v. 17, n. 2, p. 54-72, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/EL/article/view/5331/4384. Acesso em: março. 2024.

LOPES, J. Curadoria Digital: Uma Análise do Contexto Educacional. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 38-55, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i1.8644398. Acesso em: 02 fev. 2024.

RAMOS, D. O. Anotações para a compreensão da atividade do Curador de Informação Digital. In: SAAD, E. N. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 40-50. Disponível em: http://grupo-ecausp.com/novo-ebookcuradoria-digital-e-o-campo-dacomunicacao/. Acesso em: 17 jun. 2023.

RESENDE, L.C.; OLIVEIRA, E. C.; SCHIAVON, I.C. A. A curadoria digital e as atividades docentes. Anais do Conedu. VI Congresso Nacional de Educação. 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9897_26092019184728.pdf. Acesso 23 mar. 2023.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, L. X. M. dos. Formação de professores na perspectiva da complexidade: de onde viemos? onde estamos? para onde vamos?. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 23–36, 2022. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/182. Acesso em: 01 fev. 2024.

SILVA, T. Curadoria, Mídias Sociais e Redes Profissionais: Reflexões sobre a prática. In: SAAD, E. N. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 73 – 84. Disponível em https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002994584.pdf. Acesso em: 16 maio. 2024.

SIQUEIRA, J. J.; SALES, P. A. A Curadoria Educacional na Formação de Professores: uma revisão sistemática da literatura. Anais XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, Caldas Novas: Universidade Estadual de Goiás, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID880_TB1213_29032023211117.pdf. Acesso 10 mar. 2024.

STEIMER, I. S. G; CRIPPA, G. Curadoria e Crítica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 137-144, set. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/770/621. Acesso em: 02 fev. 2024.

VALENTE, J. A. Curadoria e bricolagem: competências do letramento digital. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. 196-219, 2022. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2978. Acesso em: 10 fev. 2023.

VENANCIO SOUSA, L. G.; ROHLING, N. Professor-curador: um novo perfil docente?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29281. Acesso em: 12 jan. 2024.

VETROMILLE-CASTRO, R. O professor como facilitador virtual: considerações teórico-práticas sobre a produção de materiais para a aprendizagem via web ou mediada por computador. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. rev. Pelotas: Educat, 2007.

Pubblicato

2024-12-12

Come citare

FERREIRA, Helena Maria; OLIVEIRA, Lara Tranali Mendonça; HONORATO, Larissa Alvarenga de Souza. Curadoria digital de lives acadêmicas: potencialidades para a formação de professores de Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18409, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18409. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18409. Acesso em: 18 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.