A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553

Parole chiave:

Formação docente. Gestão democrática. Políticas Educacionais.

Abstract

A gestão democrática escolar deve proporcionar espaços cooperativos de formação profissional dos educadores que compõem a equipe. Diante da relevância de discutir sobre a temática, o presente artigo objetivou desenvolver uma análise teórico-reflexiva sobre os processos de gestão democrática e a formação docente no contexto escolar. O caminho metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, a fim de dar suporte teórico ao estudo com base em autores como Libâneo (2015), Veiga (2013), Tardif (2017), Tardif e Lessard (2014), Gatti (2013), Nóvoa (2013, 2014) e Luck (2017). A partir das análises empreendidas, conclui-se que a gestão escolar democrática deve fazer da escola um lugar de autonomia docente, tornando os profissionais protagonistas de seu próprio aperfeiçoamento constante

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Pubblicato

2020-08-18

Come citare

SERPA, Ivana Almeida; DE SOUZA, Débora Velasque; PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; DINARDI, Ailton Jesus. A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 543–553, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9396. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

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