Aspectos históricos da educação das pessoas com impedimentos visuais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p166-190Palavras-chave:
Equidade, Braille, Prevenção da deficiência visualResumo
Este artigo de revisão bibliográfica trata-se de uma análise sobre a história da pessoa com deficiência visual na formação de cidadãos críticos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscamos as obras mais recentes, mas não dispensamos as obras pioneiras. No primeiro momento definimos quem são as pessoas com deficiência visual no Brasil, depois apresentamos a história da educação dos cegos no Brasil, as causas da cegueira, apresentamos a história de Louis Braille, seu método, a prevenção a cegueira e como identificar estas crianças em sala de aula. Concluímos que os testes não se limitam ao oftalmologista, mas pode ser aplicado por qualquer pessoa próxima `a criança, professores, alfabetizadores, agentes comunitários ou enfermeiros, desde que devidamente qualificados, como forma de realizar a pré-triagem visual. Esta forma de prevenção auxilia no atendimento a estas crianças nas escolas e melhora a seu bem estar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).