Formação de professores de química
relações entre o campo educacional, tecnológico e econômico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p49-65Palavras-chave:
Formação de Professores, Licenciatura em Química, Bourdieu, Capital CientíficoResumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado. Foi proposta a delimitação e caracterização do subcampo de Formação de Professores de Química no Brasil e a análise do conhecimento preponderante na constituição do capital científico de cursos de licenciatura em química a partir da perspectiva bourdieusiana. A base metodológica utilizada foi a Sociologia reflexiva de Bourdieu e a análise considerou a realidade de cinco cursos de licenciatura em Química de universidades federais no Brasil. Os dados da pesquisa foram formados a partir da análise das matrizes curriculares desses cursos e dos currículos Lattes dos respectivos professores. Constata-se que, embora a área de ensino de Química seja relativamente nova, ela vem se consolidando de forma significativa, entretanto, o conhecimento específico da Química é mais preponderante na constituição do capital científico no subcampo de FPQ.
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