A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968Palavras-chave:
Educação Básica, Matemática Financeira, DocentesResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como os professores da educação básica têm trabalhado a educação financeira no âmbito da sala de aula, desenvolvendo conhecimentos e informações sobre finanças pessoais na perspectiva da educação para a cidadania. Para isso, recorreu-se a pesquisa de campo de abordagem qualitativa, por meio de questionário com professores da educação básica de 4 escolas da rede privada do município de Camaçari, estado da Bahia. O estudo revelou que a dificuldade em tratar o tema em função da gama de conteúdos curriculares faz com que a temática não seja discutida em sala de aula.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.
CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
CORDIOLLI, Marcos Antonio. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2011.
KIYOSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai rico pai pobre. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. (Cabral, A. Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).