Da lógica argumentativa à legitimidade da expertise
a agenda regional para a infância latino-americana e caribenha (2000-2020)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16457Palavras-chave:
Políticas Educacionais para Infância, Organismos Multilaterais, Experts, América LatinaResumo
Este artigo busca analisar a organização da expertise de Organismos Multilaterais (OM) regionais sobre as políticas educacionais para a infância na América Latina e Caribe, no interregno de 2000-2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e documental, desenvolvida por meio de consulta à página eletrônica dos repositórios dos seguintes OM: Banco Mundial, Banco Ibero-Americano de Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos e Organização dos Estados Ibero-Americanos. Os resultados do estudo apontam para controle simbólico convergente de homogeneização, cooperação e aconselhamento da padronização de políticas intersetoriais e interinstitucionais. Nesse sentido, criou-se, por meio da lógica argumentativa à legitimidade da expertise, uma agenda de reprodução da infância como etapa promotora de custo-efetividade para as reformas educacionais atuais, em que a participação do setor privado é amplamente destacada.
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