Responsabilidade educacional na Câmara dos Deputados e no Senado Federal

o que está em disputa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17874

Palavras-chave:

Accountability, Responsabilidade Educacional, Qualidade da Educação

Resumo

Este artigo analisa os projetos de lei de responsabilidade educacional em disputa no Brasil, cujo trânsito ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado. Essas iniciativas emergem como possibilidades para responder aos problemas do sistema educacional, cada vez mais afetado pelas desigualdades socioeconômicas e regionais. Assim, a realização desta pesquisa se deu através de uma análise documental dos Projetos de Lei 7420/2006, da Câmara, e 88/2023, do Senado, subsidiada, por mediações elaboradas de acordo com a literatura especializada, em autores como Costa e Vidal (2020), Simões (2016), Filipe (2021), Souza e Cabral Neto (2018) e Ximenes (2012, 2014), os quais estudam o fenômeno da responsabilidade e responsabilização educacionais. Em síntese, os projetos apresentam abordagens divergentes sobre a qualidade do sistema educacional e a responsabilização de gestores e educadores, refletindo a complexidade de se garantir educação pública de qualidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pedagogo e Bacharel em Serviço Social pela UERN. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FCNSV). Tem experiência na área da Educação, tendo atuado como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) bem como na Gestão e Suporte Pedagógico em unidades de ensino da rede pública e privada. Exerceu a função de Gerente Executivo de Avaliação Planejamento Inovação e Tecnologia, e Atualmente ocupa a função de Gerente Executivo Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Mossoró/RN. 

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, v. 33, p. 471-484, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 02 fev. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 02 fev. 2024.

BRASIL. Substitutivo adotado pela Comissão o Projeto de Lei Nº 7.420, de 2006. Estabelece requisitos para garantia do padrão de qualidade da educação básica, o financiamento supletivo e a responsabilização pela implementação de políticas educacionais. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=157346. Acesso em: 26 abr. 2023.

BRASIL. Projeto de Lei 88/2023. Dispõe sobre a responsabilidade educacional na garantia de oferta e de padrão de qualidade na educação básica pública. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9251798&ts=1691006351020&disposition=inline&_gl=1*1i3ha2f*_ga*OTA2NDM5NTMwLjE2ODM0MTA2MjE.*_ga_CW3ZH25XMK*MTY5MjQ5OTE2OC41LjAuMTY5MjQ5OTE2OC4wLjAuMA. Acesso em: 05 jun. 2023.

COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloísa Maia. Concepções e implicações da Accountability educacional no Brasil: o estado da questão (2006-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 67, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/13903/10939. Acesso em: 20 jun. 2023.

FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação em larga escala no Ceará e as políticas de accountability: o protagonismo do Spaece. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 452-471, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954. Acesso em: 21 abr. 2023.

FILIPE, Fabiana Alvarenga. O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades. 2021. 413 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2021.

FREITAS, Luiz Carlos. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 348-365, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v43n148/v43n148a18.pdf Acesso em: 06 set. 2023.

INEP. Relatório PISA 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Relatorio_PISA2006.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; LARA BONOTTO, Danusa. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém. A contribuição do materialismo histórico-dialético para a análise das políticas educacionais. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (org.). O Método Dialético na Pesquisa Em Educação. Autores Associados: Campinas, 2014. p. 177-181.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; CLEMENTINO, Ana Maria. As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da Educação Básica nos estados da região Nordeste. Revista Ibero-americana de Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51983/2/aspoliticasdeavalia%c3%a7%c3%a3o.pdf Acesso em: 29 abr. 2015.

SÁ, Virgínio. Qualidade em Educação: variações em torno de um tema maior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 567-578, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/77Spr8Pzy3CnHQFcRTmnkvf/ Acesso em: 20 Jun. 2023.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 1, p. 58-74, jan./abr. 2015. ISSN 1676-2592. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/6879. Acesso em: 29 abr. 2015.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Dispositivos de accountability na reforma da educação básica brasileira: tendências em curso. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 469-493, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2019000100469&script=sci_arttext Acesso em: 29 abr. 2015.

SILVA, Pablo Afonso; GIARETA, Paulo Fioravante. O financiamento da educação e o PNE: implicações e desafios para a meta 20 do PNE. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101377-101392, 2020.

SIMÕES, Graça Maria Jegundo. A Auto-avaliação das escolas e a regulação da ação pública em educação. Sísifo, n. 4, p. 39-48/EN 39-46, 2016.

SOUZA, Allan Solano. Nova gestão pública e as consequências da responsabilização na gestão educacional. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, p. 7-17, 2019.

SOUZA, Allan Solano; CABRAL NETO, Antônio. Lei de Responsabilidade Educacional no Brasil (2006-2015): das promessas de qualidade da educação às incertezas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 2, p. 543-566, 2018.

XIMENES, Salomão Barros. O Conteúdo Jurídico do Princípio Constitucional da Garantia de Padrão de Qualidade do Ensino: uma contribuição desde a teoria dos direitos fundamentais. Educação & Sociedade, v. 35, p. 1027-1051, 2014.

XIMENES, Salomão Barros. Responsabilidade educacional: concepções diferentes e riscos iminentes ao direito à educação. Educação & Sociedade, v. 33, p. 353-377, 2012.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

RODRIGUES, Francisco Hélio de Oliveira; SOUZA, Allan Solano. Responsabilidade educacional na Câmara dos Deputados e no Senado Federal: o que está em disputa?. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17874, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17874. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17874. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.