Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227Palavras-chave:
TICs. Experiência pedagógica. Educação Física.Resumo
Esse trabalho discute o uso das TICs como instrumento pedagógico na escola, destacando suas contribuições para o processo de ensino, que acabam por potencializar a aprendizagem. Entende-se que as TICs encantam e despertam os educandos para aprender. O presente texto relata ainda uma experiência pedagógica, na qual foi elaborado um vídeo na disciplina de Educação Física com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis-Goiás. Elenca-se que houve intensa participação dos alunos e também envolvimento de outros atores escolares como os professores de outras disciplinas. Com essa intervenção pedagógica foi possível compreender que as TICs movimentaram toda a escola e permitiram que os alunos fossem autores do processo de construção do conhecimento.
Downloads
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. SP: Cortez Autores Associados. 1992.
FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão. Paz e Terra, São Paulo, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente. 4.ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das tic na educação. Sísifo revista de ciências da educação, 3, 2007. Pp. 41-50. Acesso em 20.01.19. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/>.
MORAN, José Manuel. Vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP: Moderna, n. 2, jan/abr, p. 27-35, 1995.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. NCB university press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.
RIBEIRO, Olzeni Costa; MORAES, Maria Cândida. Criatividade sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
ROCHA, Cleomar. Deslumbramentos e encantamentos: estratégias tecnológicas
das interfaces computacionais. Revista zona digital, Ano I, n.03. Acesso em 09.01.2019. Diponível em <http://zonadigital.pacc.ufrj.br/reflexoes-criticas/deslumbramentos-e-encantamentos-estrategias-tecnologicas-das-interfaces-computacionais/>.
SANFELICE, Gustavo Roese; ARAUJO, Denise Castilhos de. Mídia e ação pedagógica: possibilidades de encontro. UNIrevista, Vol. 1, nº 3, julho de 2006.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-
humano. Revista famecos, Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003.
SILVA, Neisi Maria da Guia; PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de. Escola e cibercultura: breve reflexão acerca do uso das tic’s como recurso pedagógico. Polyphonía, v. 23, n.1 jan. – jun. 2012 – Goiânia- Cepae/UFG.
TOSCHI, Mirza Seabra; RODRIGUES, Maria Emília de Castro. Infovias e educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 313-326, jul./dez. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).