Contribuições teóricas da Teoria de Aprendizagem Significativa e do ensino por meio da resolução de problemas para qualificar o processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p125-140Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Resolução de problemas, ConfluênciasResumo
Este artigo apresenta alguns dos princípios da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e suas possíveis correlações com a Resolução de Problemas enquanto estratégia didática. O objetivo deste estudo foi identificar confluências entre a teoria e o método de ensino, a partir da análise dos pressupostos que os caracterizam. Constataram-se aspectos similares e complementares que possuem potencial para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem: ambas as propostas são fundamentadas no protagonismo do estudante e o entendem propulsor do seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Além disso, o método de resolução de problemas requer do aprendiz, além de conhecimentos, habilidades e competências que são princípios da Aprendizagem Significativa. Conclui-se, portanto, que é neles que a estratégia didática conflui com a teoria: na necessidade da predisposição em aprender, na utilização de material potencialmente significativo, nos subsunçores e na interação de conhecimentos.
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