A formação do fisioterapeuta e sua intersecção com a Saúde Mental: percepções dessa realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p266-284

Palavras-chave:

Integralidade em Saúde. Saúde Mental. Fisioterapia.

Resumo

Estudo descritivo-exploratório e documental de abordagem qualitativa, realizado com vinte e nove participantes entre docentes e discentes do curso de Fisioterapia de uma universidade pública de Alagoas e fisioterapeutas de um hospital geral de doenças infectocontagiosas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise da matriz curricular. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados revelaram que a formação do discente em fisioterapia para atuar na saúde mental apresenta limitações, pois o conteúdo relacionado ao tema não é abordado de maneira estruturada no curso. Assim, o estudo demonstrou a existência de fragilidades na formação em saúde mental na graduação em Fisioterapia e sugere a necessidade de avançar a discussão sobre o tema.

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Biografia do Autor

Murillo Nunes de Magalhães, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Mestrando do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino na Saúde e Tecnologia (PMEST)- Universidade Estadual em Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL. Possui especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL(2016); Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade Integrada do Recife- FIR ( 2008); graduação em Fisioterapia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió- CESMAC (2006); formação ( curso básico I e II ) em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Atualmente é fisioterapeuta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, lotado no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Arapiraca, atualmente lotado no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca-Al- CEMFRA e membro da Comissão de saúde mental do CREFITO 1, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, fisioterapia hospitalar e saúde mental.

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Membro Fundadora da Academia Alagoana de Educação. Com Doutorado em Ciências (2012) e Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica (2005), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2002) e graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1996). É Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação. Também é professora do Programa de Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC. Em cargos administrativos, já exerceu a função de Pró-Reitora Estudantil (2017-2019), gerente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano (2006-2009) e gerente da Faculdade de Terapia Ocupacional (2009-2010). É membro do Conselho Superior Universitário e presidente da Câmara Acadêmica da UNCISAL. Também é membro do Colegiado do curso de Mestrado Pesquisa em Saúdo do CESMAC. Tem experiência na assistência, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva, em Saúde Mental e em Terapia Ocupacional. Nos últimos anos vem desenvolvendo análises sobre a Metodologia da Pesquisa Qualitativa Aplicada à Saúde e atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e práticas em saúde, tecnologias de ensino e cuidado, ações territoriais, terapia ocupacional, reabilitação psicossocial, desinstitucionalização e interdisciplinaridade. Em sua produção científica tem publicado dezenas de artigos em periódicos e capítulos de livros, além de participações e publicações em eventos científicos na área da educação e saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Saúde e Sociedade e membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva, ambos cadastrados no CNPq.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

MAGALHÃES, Murillo Nunes de; RIBEIRO, Mara Cristina. A formação do fisioterapeuta e sua intersecção com a Saúde Mental: percepções dessa realidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 266–284, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p266-284. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8390. Acesso em: 24 nov. 2024.

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