Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial

Autores/as

  • Larissa Montagner Cervo Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Política de Língua, Língua, Políticas Públicas, Educação Patrimonial

Resumen

Neste artigo, dedicamo-nos a um processo de produção de conhecimento que envolve a língua em sua historicidade constitutiva, em se considerando questões atinentes ao político, à história e à memória. O artigo tem como pressuposto teórico-metodológico a Análise de Discurso, em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas, e desenvolve-se a partir de percursos de estudo e experiência, que partem da pesquisa e do ensino em torno de política de língua, em direção à organização de um arquivo de língua e à prática vivenciada em uma comunidade quilombola do interior do Rio Grande do Sul e integrante de um Geoparque Mundial da Unesco, que enseja um trabalho de política de língua articulado à educação patrimonial. Com a reflexão, objetivamos reafirmar a importância de nos posicionarmos na contramão de um repetível histórico de práticas universalizantes no tocante à relação língua e sujeito, que tão somente corroboram sentidos de exclusão e segregação.

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Biografía del autor/a

Larissa Montagner Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora do Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem. 

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Publicado

2024-12-14

Cómo citar

MONTAGNER CERVO, Larissa. Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 62–77, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17956. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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